Blog da Clarinha

Sobre o autor

Clarinha é uma das personagens da Casinha na Árvore, uma garota esperta e vaidosa que pensa como uma adulta dentro de um corpinho de 1,25m. Ela tem 9 anos, uma flor no cabelo e adorar dar alguma ideia ou sugestão. Essa mocinha tem mesmo muito a ensinar, principalmente sobre sustentabilidade. Essa palavra complicada fica fácil com suas idéias. Ela, como toda a Turma da Árvore, está sempre procurando formas de cuidar da natureza. Suas especialidades são quitutes e guloseimas saudáveis, passeios ao ar livre, arte que vem da reciclagem e coisas que podem até parecer muito para meninas, mas como são ecológicas e originais, os meninos também não resistem e caem na brincadeira.

Saiba o que é a Casinha na Árvore

Alpínias, minhas companheiras de verão!

Terça-feira , 29 de Dezembro de 2009


Bom dia, pessoal! Como vai todo mundo?

Eu tô muito bem aqui na praia, já um pouco vermelhinha do sol, claro, sempre fico assim, mas a Mamãe tem lembrado a cada cinco minutos que eu devo passar protetor solar. Bom, os dias estão super quentes! Céu bem azul e quase nada de vento! A gente tá se divertindo muito!

Ontem foi segunda e todo mundo tava na praia! A gente passou a tarde toda brincando no mar, pegando ondinhas, o Toró e o Tuca brincando de se dar "caldinhos" e eu adorando procurar conchinhas no fundo e também flores diferentes no caminho até a praia.

E não é que encontrei minha flor favorita? Quem são elas? As alpínias vermelhas, uma planta que todo mundo já deve ter visto na casa de praia, num hotel ou em qualquer prainha. São minhas companheiras de todas as férias de verão, as alpínias vermelhas. Elas têm folhas grandes e bem verdes, suas flores dão o ano todo (mas só vejo no verão quando venho pra praia), as flores são lindas, pétalas pequenas e carnudas e bastante vermelhas! Como eu gosto dessa flor! Encontro seus canteiros em todas as nossas aventuras pela praia e sempre penso que eu iria adorar plantá-la em nosso bosque. Mas, o Tuca sempre me lembra que minha companheira não se daria bem por lá, porque é muito tropical, precisa de bastante chuva e um solo bem rico. É, ainda bem que meu amigo adora biologia, ou minha plantinha favorita iria sofrer no bosque, que faz bastante frio de vez em quando!

Vamos deixar a Alpínia vermelha aqui na praia mesmo, enfeitando muito bem o caminho até o mar! Encontro com ela no próximo verão, certeza que ela estará por aqui toda contente esperando pela gente!

Que tal ir em busca de uma florzinha companheira também? Conta pra mim qual é a espécie que você mais gosta!

Já é hora de passar protetor de novo, a Mamãe já tá me procurando!


Clarinha

 

Conteúdo criativo e ilustração desenvolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 10h22

Receitinha para virada!

Sábado , 26 de Dezembro de 2009


Olá, olá, pessoal!


E não é que o ano já está terminando? Eu gosto muito desse finzinho de ano, a gente encontra as pessoas queridas, a gente viaja com a família, come coisas gostosas, faz cartões e fica se lembrando das coisas boas que a gente fez durante todo o ano e pensando em tudo que a gente quer fazer no próximo!

Esse ano, como toda virada, minha família, a família do Tuca e a família do Toró (que tem uma irmãzinha pequena, a Potira, que eu adoro cuidar) vamos todos para a praia. É sempre assim, nossos pais se encontram ficam combinando o que cada um vai levar, como vamos dividir os carros, o que vamos fazer na ceia e ah, um monte de coisa. Todo ano é igual. E eu, eu como única menina da turma, sou a responsável por pensar nas coisinhas especiais que a gente (Toró, Tuca e eu) vai querer comer e beber na nossa festa! Para a festa desse ano, nem precisei pensar muito, tinha que ser um bebida bem refrescante, já que tá quente demais e tinha que ter hortelã! Afinal, minhas plantinhas na garrafa pet estão crescidas e muito cheirosas, é hora de usá-las! Bolei então, um suco bem gostoso e cheio de sais minerais e nutrientes: suco de abacaxi com água de côco e hortelã! Pessoal, ficou bom, ficou bem gostoso mesmo!

Já viram que para fazer não tem segredo, né? A gente escolhe um abacaxi madurinho (daqueles que a folhinha já solta fácil), separa um ou dois litros de água de côco e raminhos de hortelã bem frescos. (Plantei na jardineira de pet há um mês, foi só regar todos os dias e cresceu muito!). Vamos colocar pedaços do abacaxi com a água de côco no liquidificador, com ajuda da mamãe, e bater! Aí, quando estiver bem líquido, jogamos as folhinhas e batemos mais um pouquinho. O cheiro vai ficar uma delícia!

E agora? É só servir em copinhos com gelo. Eu vou decorar cada um com um pedacinho de abacaxi em sua borda, fica bonitinho. É com esse suco especial que vamos brindar à meia noite a chegada de 2010, com muita cor, nutrientes e saúde!

Amigos, boa diversão pra todo mundo! Espero que todos comecem o ano com o pé direito e cheios de brincadeira, alegria e comidinhas gostosas!


Clarinha


Conteúdo criativo e ilustração desenvolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 09h05

Presente de Natal!

Segunda-feira , 21 de Dezembro de 2009

 

 

 Olá, pessoal! Tudo bem com todo mundo?

 

Para quem não me conhece, vou começar me apresentando... Vamos lá! Eu sou a Clarinha, tenho nove anos, vivo brincando em um bosque perto de casa com os meus amigos, não tiro minha florzinha do cabelo por nada, adoro inventar receitas para os lanchinhos da turma, gosto de desenhar e fazer arte e o mais importante: sou super defensora da natureza! E é sobre tudo isso que eu vou vir falar por aqui toda semana!

 

Ganhei de presente de Natal um blog só meu! Não é demais? Fiquei radiante, nem podem imaginar como pulei ao saber da novidade! Meus amigos lá do bosque já nem aguentam mais me ouvir falando nisso. Mas, é verdade, adoro escrever, falar, contar novidades e agora, toda semana, vou poder fazer novos amigos e compartilhar minhas dicas! Ah!  E é nesse espacinho que vou conversar com vocês sobre formas muito divertidas de cuidar do nosso planeta, protegendo o verde, poupando água, tratando com carinho a natureza e ainda se divertindo muito! O que acham? Estão dentro? Então, está todo mundo convidado a aprender receitinhas verdes, saber de novos programas ao ar livre, conhecer jeitos diferentes de reciclar e mais muitas novidades!

 

Qual será a minha primeira dica?

 

Hum... Como é Natal daqui a pouquinho, que tal a gente aprender a embrulhar nossos presentes de amigo secreto ou os presentes para mamãe e para o papai de um jeito bem amigo da natureza?

 

Esse ano, resolvi abrir o meu armário e juntar todos os papéis que desenhei o ano todo, aqueles papéis de presente que ganhei no aniversário e várias revistas da mamãe. Depois, fui em busca de caixas que a gente não usa mais, encontrei caixa de sapato vazia, embalagem de cereal que estava quase indo para o lixo e também caixinhas de loja de presentes antigos. Pronto! Era disso mesmo que e precisava para a dica de hoje! Vamos recortar essas folhas antigas, misturar os papéis diferentes e encapar as caixas velhas! Vão se transformar em embalagens novinhas e super personalizadas! Acho que todos os amigos vão amar!

 

O que acham de fazer o mesmo, pessoal? Cola, tesoura, caixa antiga e papéis usados a mãos? É hora de criar!

Seu amigo vai adorar e o planeta vai abrir um sorrisão!

 

Até mais, pessoal! E voltem sempre para conversar comigo! Ah, já ia me esquecendo! A gente também pode se falar pelo twitter! Vocês conhecem? A gente escreve textinhos pequenos falando o que está fazendo e todo mundo pode ler! É legal. Quem tiver também, já pode me seguir! É esse aqui: http://twitter.com/BlogdaClarinha Vou a procura dos meus amigos por lá, quem vem também?

 

 

Clarinha

 

 

 

Conteúdo criativo e ilustração desenvolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 08h44

Ir para UOL - Crianças

Busca