Blog da Clarinha

Sobre o autor

Clarinha é uma das personagens da Casinha na Árvore, uma garota esperta e vaidosa que pensa como uma adulta dentro de um corpinho de 1,25m. Ela tem 9 anos, uma flor no cabelo e adorar dar alguma ideia ou sugestão. Essa mocinha tem mesmo muito a ensinar, principalmente sobre sustentabilidade. Essa palavra complicada fica fácil com suas idéias. Ela, como toda a Turma da Árvore, está sempre procurando formas de cuidar da natureza. Suas especialidades são quitutes e guloseimas saudáveis, passeios ao ar livre, arte que vem da reciclagem e coisas que podem até parecer muito para meninas, mas como são ecológicas e originais, os meninos também não resistem e caem na brincadeira.

Saiba o que é a Casinha na Árvore

Vamos ajudar a refrescar o planeta!

Sexta-feira , 26 de Fevereiro de 2010

Bom dia, bom dia, amigos!


Ufa, pessoal! Hoje o tempo até está mais friozinho, mas como os dias têm sido quentes nesse verão! Nem na sombrinha da mangueira, a gente está conseguindo se refrescar!

 

Vocês sabiam que todo nosso planeta está sofrendo com isso? A temperatura tá subindo! O aquecimento global é bem sério, mas tem muita coisa que a gente pode fazer para ajudar a refrescar nosso ambiente!


Pra começar, vocês sabem qual o motivo desse aquecimento?


A Terra precisa de alguns tipos gases na atmosfera para deixar a temperatura agradável para todos que vivem aqui, se não tivéssemos metano, dióxido de carbono e outros gases, a gente congelaria! É verdade!  Mas, o problema é que estamos emitindo muito mais do que seria necessário desses gases e um montão está sendo acumulado em volta do planeta! Resultado: a Terra está segurando muito calor a sua volta e precisa da nossa ajuda para parar de suar! E como é que a gente pode mudar essa situação? A solução está bem mais pertinho da gente do que se imagina! A gente emite esses gases na queima de combustível de carros e na produção de energia. Quando a gente corta árvores, quando faz queimadas e também quando a gente deixa de reciclar nosso lixo, aí, a situação piora bastante!   Porque é assim que a gente produz mais energia, explora mais a natureza e emite ainda mais gás lá para atmosfera! Um problemão.

Então... Pra todo mundo ajudar a livrar nosso planeta desse calorão, tenho algumas dicas bem fáceis! Todos podem participar!

1. Vamos andar mais de bicicleta, a pé e organizar caronas com vizinhos e amigos! – a gente poupa gasolina e deixa de lançar muito gás carbônico.
2. Nada de comprar produto com muita embalagem, vamos reduzir o lixo e também diminuir a emissão do gás! Além disso, vamos sempre separar e reciclar!
3. Plantar árvores e conservar áreas verdes perto da nossa casa! Sabia que durante sua vida, uma árvore absorve uma tonelada de gás carbônico? É isso mesmo, elas são muito importantes! Ao produzir seu alimento, as árvores ajudam muito o nosso planeta!
4. Economize energia em todo lugar que estiver! Desligue aparelhos quando não estiver usando, a tela do computador, apague a luz do quarto quando sair, abra bem a janela de dia e use aquelas lâmpadas fluorescentes na sua casa, sabem? Elas duram dez vezes mais e economizam 75% de energia. Bem legal!


Vamos todos cuidar da Terra! Ela tá precisando muito da nossa atenção! Praticando essas dicas todos os dias, ela vai ficar muito mais contente!

 

Até mais, pessoal! Vou lá tomar um copão de água! Deu sede!

 

Clarinha

 

Conteúdo criativo e ilustração desenvolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 10h07

Hortelã no pote de sorvete!

Terça-feira , 23 de Fevereiro de 2010

 

Olá, pessoal! Tudo bem aí?

Um dia desses, uma amiga aqui do blog me perguntou como é que eu tinha plantado minhas mudinhas de hortelã. Aquelas que usei pra fazer o suco da virada do ano, lembram? Aí, resolvi passar por aqui pra mostrar um jeito legal de plantar essa hortaliça cheirosa. Aprendi com meu amigo Tuca, que gosta muito de estudar as plantas, que essa erva adora solos úmidos, de algumas horinhas de sol por dia e lugares arejados. Ele me contou que nossas jardineiras de hortelã precisam ser regadas sempre. Também me falou outra coisa importante: essa planta tem suas raízes mais horizontais que verticais. Sabiam disso? Nunca tinha aprendido. Mas elas têm raízes não muito profundas, mas bem espalhadinhas para os lados, onde vão se formando novas mudas. Muito legal! Por isso, o Tuca disse que quando a gente for escolher um vasinho para nossas mudas crescerem, é sempre bom que ele seja mais comprido e não precisa ser muito fundo não.

Depois de todas essas dicas do meu amigo, vamos lá cultivar nosso pézinho de hortelã! Preparados? Hum... Não vejo a hora de vê-lo grandinho para fazer chás gelados, colocar no suco, no sorvete... Uma delícia! E é mesmo no pote de sorvete que a gente teve a idéia de cultivar nossas mudinhas no bosque! Na casa de todo mundo, tinha pote de plástico sobrando. Vários potes de sorvete são mais baixinhos, com cores bem bonitas e retangulares, do jeitinho que o hortelã gosta. Perfeito! Hora de reutilizar! Então, minha dica é lavar bem o pote, comprar ramos de hortelã bem fortes,daqueles que vêm com a raíz, sabem? Esses que vamos cultivar! Pra começar, a gente pede pra um adulto, fazer pequenos furinhos na base do pote. Assim, o vaso não alaga. Enchemos com uma terra bem adubada até um pouquinho menos que a metade do pote e colocamos as mudinhas do hortelã. Bem espalhadas. Para ajudá-las a ficarem em pé e presas no fundo, colocamos mais uma camada de terra e acomodamos as plantinhas. Pronto! Agora é hora de regar pela primeira vez! Não muito, certo? A gente tem que fazer uma visitinha a nossa jardineira todos os dias e sempre colocar um pouco de água. Vamos lembrar de deixá-las pertinho de uma janela ou em um lugar que tenha sol sem muito exagero! Ela vai viver muito bem e dar muitas folhinhas gostosas!

Ah... Já ia me esquecendo! Já que hoje reaproveitamos potinhos de sorvete de massa, também  pensamos em usar os palitos de picolé para fazer as plaquinhas! Essa plantação combinou muito com o verão, né? Para fazer a placa, a gente utilizou também um pedaço de papelão e fita adesiva!

Agora é só cuidar muito bem e já ir separando as receitas! Até mais, pessoal! Me contem como anda a plantinha de vocês!

Clarinha

 

Conteúdo criativo e ilustração desenvolvidos por Casinha na Árvore

 

Por Clarinha às 11h15

A laranja virou um lanche completo!

Sexta-feira , 19 de Fevereiro de 2010

Pessoal, tudo bem?
Há quanto tempo que não passo por aqui! A semana na escola foi curtinha e o carnaval foi uma delícia, foi a maior festa lá no bosque e na escola também. A gente dançou e brincou muito, até desfile de fantasias teve, foi bem divertido. E o de vocês?

Ah! Teve viagem pra praia também! Passamos dois dias na casa da Tia Moema, mãe do Toró. Por lá, uma parte bem importante: aprendi a fazer uma receita tão, mas, tão gostosa... Precisava passar por aqui pra contar!

Olhem que legal o que a super chef Tia Moema me ensinou: a laranja pode virar o lanchinho da tarde completo! É! O recheio da laranja vira um suco bem gostoso com mamão! Esse é fácil e todo mundo já conhece, né? Sem segredo, mas muito nutritivo e refrescante.

E a casca? O que vocês fazem com ela? Eu já conhecia uma receita de um bolinho bem fofo e saboroso.  Mas a Tia Moema me ensinou a fazer outra guloseima gostosa: geléia para comer com bolachinhas de leite. Tão, tão boa. Toda turma da casa aprovou. Querem aprender? Achei um jeito bem fácil e gostoso de aproveitar tudinho da fruta.


Os ingredientes:
2 xícaras de chá de casca de laranja cortadinha em tiras e bem fervidas;
1 xícara de chá e meia de açúcar;
1 xícara de chá de água.

Como preparar:
Primeiro a gente mistura a água e o açúcar numa panela. Essa parte tem que ser com um adulto. Até tentei fazer sozinha, mas a Tia Moema logo assumiu o fogão. Aí, a gente deixa a panela no fogo por 20 minutos. Então, é hora de juntar ao açucar fervente, as cascas de laranja cortadinhas e deixar por mais 10 minutos.

E está prontinha nossa geléia! Só servir em um potinho bonito. Agora é separar as bolachas, um pão gostoso ou bolo e preparar nossa mesa de lanche! Vão ver em que docinho gostoso a casca se transforma! Nada de jogar a casca fora, pessoal!

Bom fim de semana pra vocês! Até segunda!

Clarinha


Conteúdo criativo e ilustração desenvolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 10h52

Colar para curtir a folia!

Quinta-feira , 11 de Fevereiro de 2010

Olá, olá pra todos!

 

A fantasia de todo mundo por aqui já está prontinha esperando o dia da festa chegar! Mas faltam ainda alguns detalhes! Afinal, folia de carnaval fica muito mais divertida cheia de cores, colares, chocalho e máscara e, preparar tudo isso é uma das partes que mais gosto da brincadeira!

 

Hoje é dia de preparar colarzinhos coloridos, vou fazer de várias cores e tamanhos, assim uso um diferente em cada dia! Vocês têm papel de revista ou jornal por aí? Acho que todo mundo encontra esse material rapidinho, né? Então, corram lá e separem algumas folhas bem coloridas, tesoura sem ponta e cola branca! Ta aí tudo que a gente vai precisar.

 

Primeiro a gente escolhe uma folha cheia de imagens, vocês vão ver que o colar fica mais alegre assim. Aí, o próximo passo é cortar essa folha em tiras, todinha. A largura dessas pode ser de dois dedinhos. Pronto? Agora é unir as pontinhas com cola branca de cada tira e formar uma tirona bem grande.  É  desenho número 2! Vamos deixar secar um tempinho! Agora é fazer uma sanfoninha com a tira de papel. Já fizeram isso na escola? Vão olhando no desenho aí de cima! Pra começar, a gente dobra a fitona ao meio com na primeira imagem, e então vai sobrepondo cada ladinho da fita, alternando cada metade até acabar o papel e você ter um bolinho de tira na mão! Agora é só puxar! Abriram o bolinho? Eba! Virou uma sanfoninha de papel trançado! Fica muito legal!

 

Vou fazer várias dessas sanfonas de papel e pedir para mamãe grampear uma na outra, pontinha com pontinha! Cada pedaço vai ter uma cor! Oba! Achei essa idéia bem divertida! Façam vocês também e me digam como ficou!

 

Bom carnaval pra todo mundo! Aproveitem o feriado e brinquem bastante com seus amigos!

 

Clarinha

 

Conteúdo criativo e ilustração desenvolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 14h20

Inventando fantasias!

Segunda-feira , 08 de Fevereiro de 2010

Bom dia, bom dia, todo mundo!

O Carnaval já está quase aí e, na escola, no bosque ou na vila, ninguém fala de outra coisa!  Eu e meus amigos já estamos inventando fantasias bem divertidas! Com a ajuda das mamães, estamos criando nós mesmos nossos modelinhos! Esse ano a gente vai vestir roupas que já estavam no nosso guarda-roupa, mas que podem ganhar uma cara nova para o dia de festa! Já pensaram em abrir o armário e montar um super visual com o que vocês tem por aí? A gente nem imagina, mas pode ser muito mais criativo do que comprar a fantasia todinha pronta! Adorei criar com a Mamãe a minha, já está quase pronta, só falta um detalhe que vou criar agora com vocês!

Vamos lá! Eu e o Tuca resolvemos nos vestir com o mesmo tema esse ano! Ele vai de jardineiro e eu vou de abelhinha!

Vão ver como é fácil criar!

Para a fantasia do Tuca, a gente separou um macacão jeans que já estava no seu armário e fomos em busca de material de jardinagem no bosque,  um regador, pazinhas e rastelos pequenos. São de plástico e bem coloridos! As ferramentas vão ficar no bolso do macacão, fica bem divertido.  O regador, o Tuca disse que vai levar na mão e vai encher de confete colorido para a hora da festa! Achei a idéia muito legal! Oba! A primeira fantasia já está pronta! 

Agora vem a minha! Para a roupa de abelhinha, escolhemos uma camiseta amarelinha e uma saia preta que eu adoro. Oba! A base da fantasia está separada. Mas a parte mais legal vem agora: as asinhas! Eu e a Mamãe já estamos com o material todo separado, agora é só montar junto com vocês.

Papel e lápis separados pra anotar o que vamos usar? 

Papelão (pegamos de caixas grandes mudança, mas também tem aquelas de aparelhos, de supermercado... É fácil de achar!)

Tintas guaches amarela, azul e preta

Esponja e pincel

Barbante

Tesoura

Para começar, a gente desenha a abelhinha no papelão: asas e o corpo com antenas. Olhem como ficou a minha na imagem! Depois de desenhar, vamos pintar bem colorida! As asinhas da abelha fizemos de azul claro com a esponjinha e contornamos de preto, com o pincel. Aí, no corpinho, fiz listras pretas e amarelas! Ai, que legal! Adorei. Hora de deixar secar! Deixamos por uma ou duas horas na varanda, para ficar bem seca. Então, recortamos seus contornos e fizemos quatro furos usando a ponta da tesoura. Pessoal, essa parte é só da Mamãe! São dois furos em cada asa, por onde vamos passar as alças de barbante como se fosse uma mochilinha. Olhem lá na imagem! Deixem para regular o tamanho do barbante com as alças das asas já vestidas, assim a gente dá um nó regulado ao nosso corpo.

Eba! Estão prontinhas! Já vou experimentar com a roupinha e tudo! Ficou demais! 

Viva! Fantasias preparadas! Abelhinha Clarinha e Jardineiro Tuca! Vamos arrasar!

O que acham de fazer também? Acho que devem ter um monte de roupinhas legais para montar ótimas fantasias! E não deixem de fazer as asas, meninas! Podem ser também de borboletas ou joaninhas! Ficam muito divertidas! Todos vão gostar!

Boa folia pra todo mundo!

 

Clarinha

Por Clarinha às 13h31

Lanchinho apetitoso!

Quinta-feira , 04 de Fevereiro de 2010

Bom dia pra todo mundo!

A primeira semaninha de aula já tá quase no fim! Não foi a coisa mais fácil acordar todo dia cedinho, confesso que várias vezes a flor foi tortinha no cabelo de tanto sono... Mas, já fizemos muita coisa legal na escola e agora o fim de semana tá pertinho de novo!

Hoje vim falar, na verdade, de uma horinha da aula que todos devem gostar como eu: a esperada hora do recreio! Eba! Pausa apetitosa pra gente comer um lanchinho, fofocar com as amigas, correr pelo pátio, brincar!

A turminha sempre se encontra  perto de umas árvores que tem no pátio da escola, tem uma sombra bem boa! Hum... E no lanche de hoje, a mamãe me mandou um dos meus sanduichinhos favoritos! Claro que eu adoro um chocolate de vez em quando, mas gosto muito de sanduíche de pão de forma, bem macio, recheado com cenoura e beterraba raladinhas misturadas com requeijão! Já experimentaram? Que tal preparar com a mamãe? Acho que lanche bem fresquinho e natural é sempre muito mais gostoso. Eu sempre ajudo a mamãe a fazer (quando tô acordadinha, claro), ela rala e eu misturo com o requeijão e espalho no pão! Fica uma delícia! Provem também! Todo mundo sempre pede uma mordida! Esse lanche é cheio de ferro que ajuda a gente a ficar mais forte e também de vitamina C, aquela ótima pra deixar o resfriado bem longe! Além disso, requeijão tem cálcio, que faz muito bem para o nosso corpo também... Mas fora todo esse papinho, é bem gostoso mesmo!

E tem outra, posso dar uma sugestão? A mamãe me falou que a gente ajuda a natureza quando leva o lanche em potinhos que vão e voltam, sem embrulhar em papel alumínio ou plástico! Não é? Assim a gente não precisa jogar nada fora, sem desperdício! E eu acho meu potinho de plástico cor-de-rosa bem charmoso. Um dia mostro pra vocês! Depois do sanduíche, como uma maçã pequeninha ou uma pêra! Aí, hora de voltar pra aula! Já to vendo a professora chamando!

Até mais, pessoal! Bom recreio pra todo mundo! Ah... E aproveitem o fim de semana!

Clarinha

Conteúdo criativo e ilustração desenvolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 10h44

Já pensando nas festinhas!

Segunda-feira , 01 de Fevereiro de 2010

Bom dia, bom dia, pessoal!

Hoje é nosso primeiro dia de aula! Finalmente! Mochilas já prontinhas, cadernos recriados, livros bem encapados (como minha amiga nova daqui comentou, assim não faz nenhum orelhinha), estojos arrumadinhos e vamos para escola! Tô toda animada! O uniforme já tava lá separado na minha cadeira desde o sábado. Ah! Fico ansiosa!


Mas além de estar contentinha porque vou rever meus amigos e minha professora que gosto muito, sei que vamos começar a pensar nos preparativos para o Carnaval! Sei que ainda falta um tempinho, mas a gente tem que começar a decorar essa semana! Eba! Todo ano a gente cria os enfeites para o pátio da escola e também para a festa no bosque nas aulas de artes. A gente sempre bola uma coisinha nova e um tema diferente, sempre bem colorido e cheio de reciclagem! Quero fazer uma surpresa legal para a turminha curtir o Carnaval com bastante música: vou criar chocalhos de garrafa bem divertidos! Fica muito legal! E combina com qualquer festinha!


Prontos para aprenderem? Vou usar duas garrafas PET pequenas para cada instrumento, sementes de girassol (para fazer bastante barulho), fita adesiva e retalhos de tecido. Fácil, não é? Coisinhas que temos em casa.

Se quiserem trocar  as sementes por outros grãos, não tem problema, tudo bem!


A gente começa cortando as garrafinha que não vão parar no lixo! Hora de pedir ajuda para mamãe ou da professora e cortar bem acima do rótulo. Vamos usar os dois gargalos. Depois de cortadas, a gente enche uma delas com as sementes e então junta as duas com fita adesiva! Lá no desenhinho, dá para entender melhor! Então, para prender bem, passe mais uma ou duas voltas de fita adesiva entre elas. Já faz barulho! Agora é hora de enfeitar! Vou cortar fitinhas com os retalhos de tecido e amarrar três de cada lado em volta da tampinha.  Fica bem  divertido! Aí, para colorir a garrafa, gosto de cortar pedacinhos de várias cores de fita. Oba! Um chocalho já está prontinho para a festa! Esse é o do Toró! Agora vou fazer um para mim e outro para o Tuca!


A gente reaproveita as garrafas e ainda deixa o carnaval bem animado!

Quem quer fazer um sambinha também?


Ah...Depois eu conto como foi o primeiro dia de aula! 


Clarinha

 

Conteúdo criativo e ilustração desenvolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 11h43

Ir para UOL - Crianças

Busca