Blog da Clarinha

Sobre o autor

Clarinha é uma das personagens da Casinha na Árvore, uma garota esperta e vaidosa que pensa como uma adulta dentro de um corpinho de 1,25m. Ela tem 9 anos, uma flor no cabelo e adorar dar alguma ideia ou sugestão. Essa mocinha tem mesmo muito a ensinar, principalmente sobre sustentabilidade. Essa palavra complicada fica fácil com suas idéias. Ela, como toda a Turma da Árvore, está sempre procurando formas de cuidar da natureza. Suas especialidades são quitutes e guloseimas saudáveis, passeios ao ar livre, arte que vem da reciclagem e coisas que podem até parecer muito para meninas, mas como são ecológicas e originais, os meninos também não resistem e caem na brincadeira.

Saiba o que é a Casinha na Árvore

Para a mesa de Páscoa!

Terça-feira , 30 de Março de 2010

Olá, olá, amigos! Tudo bem com todo mundo? 

Hoje a gente começou a preparar enfeites para decorar a mesa de café da manhã de Páscoa. Não sei como é na casa de vocês, mas na minha e na do Toró e do Tuca, a gente sempre prepara uma mesa bem colorida cheia de ovos, coelhinhos, flores. Tudo bem arrumado e enfeitado! Aí, a gente reune a família, convida nossos avós para o café também e antes de começar a comer os bolos, frutas e tomar café, a gente sai à procura dos ovos de chocolate! Ai, essa parte é muito boa. A mamãe vai nos guiando até a gente achar. Hum... Quando a gente encontra é uma festa. Não aguento, abro o meu na hora. Como um pouquinho e fecho igualzinho de novo. Adoro o café da manhã de Páscoa.

Por isso, a gente prepara uma mesa bem bonita e na semana anterior ao domingo de Páscoa, a gente começa a preparar seus enfeitinhos. Eu gosto muito de pintar ovos de galinha e usá-los na decoração. Fica muito bonito! A gente primeiro tira o recheio do ovo (mas pode fazer cozido no dia também, vai ficar bonitão por um tempo e depois de tirar fotinhos, a gente come, é gostoso). Mas, eu gosto muito de fazer com o ovo vazio, a mamãe aproveita o recheio e faz um bolo gostoso, omelete ou panqueca. Hum... Uma parte boa do preparo. Para tirar esse recheio, a gente tem que ter um super cuidado. A mamãe faz um furinho na casca e vai tirando bem devagar a clara e gema. Pronto! Aí, a gente lava muito bem, seca e já pode começar a decorar. Sempre de um jeito bem delicadinho.

Eu uso tinta plástica, uso aquarela ou anelina, depende o que a gente tem em casa na época, mas com todas as tintas fica bonito. O importante é usar um pincel fininho e fazer um desenho bem legal. Gosto de fazer flores, coração, nuvens, ondinhas. Dentro do ovo, a gente pode colocar um monte de confeitos de chocolate e fechar com uma tirinha de esparadrapo. Um ótimo presente também! Ou para decorar a mesa, também fica lindo no porta ovos com florzinhas dentro. Esse ano, eu e a mamãe vamos colocar raminhos de lavanda. Acho que vai ficar bem bonito na mesa! Um arranjo bem criativo.

E então? O que acharam dos ovos decorados? Também vão fazer?

Tenho dois secando na janela... Será que já estão prontos? Vou lá ver!

Até mais,

Clarinha

Conteúdo criativo e ilustração desenvolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 00h40

Um olá pra refrescar!

Quarta-feira , 24 de Março de 2010

Olá, amigos!

Tudo bem? Só uma passadinha rápida para dar um oi por aqui!

Gente, como está quente aqui no bosque. Ufa! A gente estava lá até agora inventando um novo teatro de fantoches com pratos, potes, caixas de papelão, tudo reutilizado. Eu mostro pra você assim que ficar pronto! É para a festinha de Páscoa da escola. Mas tivémos que dar uma paradinha para sentar embaixo da mangueira e curtir a sombrinha um pouco.

Que tal uma dica de suco refrescante? Hum... Me deu a maior vontade de preparar suco de melancia bem gelado com raminhos de hortelã lá do meu vasinho! É pra já! Vou correndo em casa preparar! Ficaram com vontade também? A misturinha fica uma delícia, esse suco hidrata mesmo! Uma boa pedida pra hoje! E ainda é época de encontrar melancias bem docinhas por aí, vou aproveitar! A prof da escola contou outro dia mesmo que a melancia é feita quase só de água, mas tem também sais minerais e vitamina. Que bom! Porque é uma das minhas frutas preferidas. Ah, aproveitem para plantar o hortelã em um vasinho! Lembram da nossa jardineira de pote de sorvete? Assim, a gente tem sempre por perto!

Vou lá correndo!

Um beijo e ah...Esqueci de contar, o bosque ficou demais com todos os cartazes do dia da água! Todo mundo que passa por lá comenta das frases de vocês! Tão ajudando bastante na economia de água, viu? Todos fechando a torneira! =)

Clarinha

Conteúdo criativo e ilustração desenvolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 15h38

Dia Mundial da Água!

Segunda-feira , 22 de Março de 2010

Bom dia, bom dia, amigos!

Tudo azul por aqui. Chegou o dia de espalhar cartazes pelo bosque com mensagens e desenhos lembrando o dia da água e como é importante a gente cuidar super bem desse recurso natural! Os amigos aqui do blog me deram uma grande ajuda e mandaram ótimas dicas, textos e desenhos! Meu sorrisão para todos que participaram! Mas acho que quem diz um super obrigado mesmo é o Planeta e nossa tão querida água! Olhem como estão ficando os cartazes! Que demais! Muito muito obrigada a todos que participaram da campanha!

Viva o Dia Mundia da Água! Como você vai lembrar esse dia? Vamos todos fazer como nossos amigos?

Uma gotinha preservada por pessoa e juntas são um montão!

Bom dia e boa semana, pessoal!

Clarinha

Conteúdo criativo e ilustração desenvolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 09h44

Já participou? Segunda é dia mundial da água!

Sábado , 20 de Março de 2010

Bom dia, bom dia, amigos!

Tudo bem com todo mundo? Hoje é dia 20 de março, o primeiro dia do Outono aqui no hemisfério sul. É, na metade de baixo do Planeta Terra! Porque no norte, hoje começa o Verão! Legal, né? Aqui a temperatura deve ficar um pouco mais baixa, algumas árvores começam a ficar com as folhinhas mais laranjas e o céu parece mais azul. Eu gosto do Outono.

Mas hoje eu vim lembrar todo mundo que ainda dá tempo de participar da nossa campanha de preservação da água! Lembram? Como segunda é dia mundial da água, dia 22 de março, vamos todos escrever, desenhar, fortografar boas idéias para economizar esse importante recurso natural! O que acham de fazer parte?

Tô esperando seu email durante o fim de semana! Vou passear, mas fico de olho! Manda para blogverdedaclarinha@uol.com.br

Eba! Bom comecinho de outono pra todo mundo! Tô indo agorinha andar de bicicleta com o Tuca e minha família no parque!

Até mais!

Clarinha

Conteúdo criativo e ilustração desenvolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 11h41

Longa vida às roupinhas!

Quarta-feira , 17 de Março de 2010

Bom dia, pessoal! Tudo bem por aí?

Esses dias na escola a gente conversou sobre o dia do consumidor. Vocês conheciam essa data? Quando a professora nos contou, a gente não entendeu bem por que a gente tinha que comemorar esse dia. É estranho, não, é? Mas aí, a prof nos explicou que é uma data para a gente pensar nos direitos de todo mundo que compra produtos, que merece uma boa qualidade, serviço e outras várias coisinhas.

Mas aí, a gente também conversou sobre o consumo e como tem gente que acaba comprando muito mais do que seria necessário, fazendo mal para o planeta. Pois é, nem sempre a gente precisa de tudo que a gente compra, talvez, a gente possa usar o que a gente tem mais um pouquinho ou pensar bem se aquilo não vai ser um desperdício. Não é mesmo? É uma boa data para gente pensar nisso também. Afinal, a gente sabe que é o meio ambiente que fica tristinho por ser explorado demais. Pode ser por gastar muito papel, muita energia, muita madeira, muito plástico, nada de muito é bom.

Até as minhas roupinhas que eu adoro ganhar novas, sei que ter muito não é legal. Mas, aprendi com a mamãe desde pequenininha que tem um jeito bem bom para o planeta e também para o meu armário: trocar roupinhas, passar adiante e ganhar outras das primas e amigas.  Afinal, não só eu, mas todo mundo no bosque tá em fase de crescimento e a gente perde a roupa rapidinho! Aqui no bosque então, toda roupa tem um ciclo! E longa vida às roupinhas!

Ficou pequeno para o Tuca? Vai para o Toró! Não serve mais para mim? Então é hora da Poti (Potira é irmã caçula do Toró) usar!

Ah! E eu ganho um monte de roupas legais de uma prima minha que mora no interior. Sempre adoro quando ela vem pra cá e traz coisas novas! Vocês também fazem assim com seus amigos, primos, irmãos? Acho que se a gente não fizesse isso, muita roupa ficaria lá no armário novinha, mas com a manga curta ou apertadinha! Não tem motivo! Então, roupas no bosque fazem um ciclo, é sempre assim! Desse jeito, as mamães economizam, a gente poupa desperdício e o melhor: aproveitamos muito mais nossas roupinhas e sapatos! Eu acho que assim a gente até merece um feliz dia do consumidor! hehehe.

O que acham de fazer o mesmo? Eu vou correr para o meu armário e ver que roupinhas já vão para a Poti! Até mais!

Clarinha

Conteúdo criativo e ilustração desenvolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 08h32

Picolé feito em casa!

Quinta-feira , 11 de Março de 2010

Olá pra todo mundo! Tudo bem?

Hoje só pude vir escrever aqui mais tarde, porque passei a tarde na casa de uma amiga da escola. Foi super divertido! A tarde tava bem quente, então, aproveitamos para fazer receitinhas bem gostosas de picolé! Amanhã vamos levar todos para o bosque! Acho que o Tuca e o Toró vão adorar!

Já fizeram picolé de fruta em casa? Fica uma delícia e é facinho de preparar! Hoje a gente fez de abacaxi com hortelã e de manga com suco de limão. Acho que vão ficar bem refrescantes! E a mamãe disse que são bem saudáveis! Cheios de vitamina e bem naturais.

O que vamos precisar?

- Sua fruta escolhida cortadinha, suco de limão e açúcar (não muito, a fruta já é docinha).

- Potinhos plástco de iogurte bem lavados.

- Palitinhos de picolé ou pázinhas ou colheres pequenas.

Hora de preparar! A gente vai precisar de um liquidificador, então, é sempre bom ter um adulto por perto. Mas, vai ser fácil! Olhem só! Primeiro, a gente coloca as frutas cortadinhas no liquidificador, dois copos de fruta é uma boa medida. Vamos bater! Se precisar deixar mais liquido, a gente coloca um pouquinho de suco de limão. Fica gostoso! Então, é hora de adicionar o açúcar. Acreditam que já tá quase pronto?

Agora a gente espalha o suco de fruta nos potinhos, com cuidado. Aí, é só deixar por meia horinha no congelador. Passou meia hora? A gente volta lá e coloca um palitinho ou uma colher pequena em cada pote. O picolé vai estar pronto no dia seguinte! Precisa de bastante tempo para gelar! Mas vale a pena esperar! Todo mundo adora o resultado! Na hora de servir, é bom tirar um pouco antes do congelador, fica mais fácil de tirar o picolé do potinho!

Gostaram da dica? Espero que a turma goste amanhã! Tem um monte de picolé gostoso de abacaxi com hortelã e de manga com limão nos esperando!

Agora que já sabem da receitinha, guardem os potinhos vazios de iogurte!

Boa receita!

Clarinha

Conteúdo criativo e ilustração desenvolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 18h07

Latinhas de cara nova!

Segunda-feira , 08 de Março de 2010

Olá, olá, pessoal!

Hoje vou dar uma passadinha rápida por aqui, porque tô preparando uma surpresa no meu quarto. E está ficando tão bonita! Resolvi dar carinha nova às latas de molho de tomate que a gente usou aqui em casa durante o fim de semana. Como teve macarronada, a mamãe e a minha avó usaram três latas daquelas baixas com tampinha, sabem? Perfeitos porta-lápis, porta-escovas ou porta outras várias coisas!

Foi só separar retalhos de tecidos, papéis de presente já usados, folhas coloridas de revista, botões, fitas de cetim, tesoura e cola. Pra começar, a gente tem que lavar bem a lata e secar direitinho. Aí, começamos a colar tiras de tecido ou papel sempre passando bastante cola. É importante espalhar bem com um pincel, por cima e por baixo das tiras, assim elas grudam bem à lata. Vocês vão ver como fica linda encapada! Aí, depois de colar todas as camadas e cobrir toda a lata, a gente deixa secar. Depois, escolhi fitas para os laços e colei um botão bonito no meio do lacinho.

Olha um porta-tudo nascendo! Não resisti, já estou transformando as três latinhas de uma vez! A de bolinha será um presente especial para minha amiga da escola. Espero que ela goste!

O que acham de reutilizar as latas da sua casa também? Boas criações!

Clarinha

Conteúdo criativo e ilustração desenvolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 14h42

Qual é a época de cada fruta?

Quinta-feira , 04 de Março de 2010

 

Olá, pessoal! Tudo bom com vocês?

 

Hoje só tenho aula à tarde na escola, então, pude ir com a minha mãe à feira cedinho. Como sempre, fiquei um tempão na barraca de fruta com a minha sacolinha colorida, escolhendo as mais gostosas e maduras. É legal que sempre me deixam experimentar um pedacinho. Adoro!  Hoje percebi que as frutas estavam bem diferentes da outra vez que fui à feira, agora tinham muito mais peras, mais mangas, mais maracujá, mais caquis e todas essas frutas estavam maiores e mais bonitas!

 

Aí, perguntei para o feirante, que já me conhece bem, qual era o motivo. Minha mãe deu risada e falou que eu era muito curiosa e faladeira, mas ela falou que eu estava certa de querer saber! O feirante, que se chama Tato, me contou que cada fruta tem a sua época certa para o seu crescimento e colheita e é nesse período que a gente deve consumi-la, porque ela tem muito mais sabor, vitamina e propriedades. 

 

Mas aí, falei para ele, que tem lugares que tem todas as frutas o ano todinho! O Tato falou que eu estava super certa, porque como agora a agricultura tem técnicas bem avançadas, as frutas podem ser cultivadas sempre. Mas ele disse que, quando o cultivo é mais orgânico, sem nenhum produto ou agrotóxico, a fruta segue um ciclo natural e por isso, tem uma época certinha para nascer, crescer e estar pronta para colheita! Se a gente consome as frutas certas de cada estação, vamos comer frutas mais suculentas, bonitas e vitaminadas!

 

Adorei saber disso. Comprei as frutas mais bonitas e saborosas da barraca e, logo que cheguei em casa, fui pesquisar com a mamãe qual era a estação de cada fruta!

 

Querem saber também? Vejam a tabelinha de estações que criei e aproveitem cada fruta em sua melhor época!

Boas saladas de fruta, sucos e vitaminas!

 

Clarinha

 

Conteúdo criativo e ilustração desenvolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 11h55

Participe da campanha!

Segunda-feira , 01 de Março de 2010

 

Bom dia, pessoal! Tudo bem com todo mundo?

 

Como foi o fim de semana de vocês? O meu foi bem divertido! No sábado cedinho, a turminha toda se reuniu no bosque. Além do Tuca, do Toró, da Moleza e do Seu João que tão sempre por ali, também foram outros amigos da vila. Todo mundo queria participar da nossa campanha de economia de água! Como é em março que a gente comemora o dia da água, dia 22, a gente decidiu criar cartazes e brincadeiras para lembrar todo mundo que devemos preservar esse recurso natural tão fundamental para todos os seres vivos!

 

 A turminha se dividiu em equipes e cada grupo vai trabalhar com um tema, ou melhor, uma dica legal para gente poupar água. Vale fazer desenhos, inventar peça de teatro, música, brincadeiras para lembrar que dia 22 é dia mundial da água! O que acham? Querem participar? Todo mundo está convidado a enviar muitas idéias para a gente cuidar bem da água doce do planeta!

 

É só enviar para o meu e-mail: blogverdedaclarinha@uol.com.br

 

Essas são as dicas da Turminha:

 

1) Vamos sempre dar água para nossas plantinhas no jardim ou canteiros usando um regador! A gente trata as plantas com mais carinho e evita o desperdício! Com a mangueira vai muita água pra todo lado! E na hora de lavar a calçada ou quintal, vamos usar o balde!

 

 2) A gente ficou impressionado com uma coisa que o Toró contou: cada litro de óleo de cozinha que é jogado na pia polui um milhão de litros de água! Gente, isso é sério! Jogue o óleo separado em garrafas plásticas ou encaminhe para ongs que recolhem o óleo usado na sua casa! Sabia que óleo usado pode virar sabão? Muito melhor, né?

 

 3) O que você faz quando acaba a pilha ou bateria do seu carrinho, boneca ou lanterna? O Tuca fez um alerta: A gente não pode jogar fora em lixos comuns! Por quê? Ele explicou pra gente que o material é tóxico e pode contaminar o solo e o lençol de água (camada de água em baixo da terra)! Imaginam? Isso pode fazer muito mal a todos! Vamos jogar nos pontos de coleta!

 

4) Essa você já deve conhecer muito bem, mas a Turma acha muito importante reforçar: vamos fechar toda torneira que vemos pingando! Parece que um pinguinho não faz diferença, mas imagina um pingo aqui em casa, outro na sua, na escola, na padaria... É muita água indo para o ralo limpinha!

 

 5) Todo mundo fecha bem a torneira enquanto escova os dentes? Sabiam que a gente pode gastar mais de 12 litros de água a cada escovação se a água fica lá escorrendo pelo ralo enquanto a gente cuida do nosso sorriso? Vamos fechar a torneira e poupar muito desperdício! Assim é mais gostoso abrir um sorrisão!

 

Vamos participar? Envie sua mensagem, desenho, foto, idéia criativa para gente! Dia 22 divulgamos por aqui todas as boas atitudes que recebemos!

Vamos juntos comemorar o dia mundial da água com muitos bons motivos!

 

Até mais,

 

Clarinha

 

Conteúdo criativo e ilustração desenvolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 13h46

Ir para UOL - Crianças

Busca