Blog da Clarinha

Sobre o autor

Clarinha é uma das personagens da Casinha na Árvore, uma garota esperta e vaidosa que pensa como uma adulta dentro de um corpinho de 1,25m. Ela tem 9 anos, uma flor no cabelo e adorar dar alguma ideia ou sugestão. Essa mocinha tem mesmo muito a ensinar, principalmente sobre sustentabilidade. Essa palavra complicada fica fácil com suas idéias. Ela, como toda a Turma da Árvore, está sempre procurando formas de cuidar da natureza. Suas especialidades são quitutes e guloseimas saudáveis, passeios ao ar livre, arte que vem da reciclagem e coisas que podem até parecer muito para meninas, mas como são ecológicas e originais, os meninos também não resistem e caem na brincadeira.

Saiba o que é a Casinha na Árvore

Sempre quis fazer pão!

Terça-feira , 29 de Junho de 2010



Pessoal, pessoal, bom dia!

Hoje eu tenho que passar rapidinho por aqui, porque o meu dia está cheio! Estou falando igual meus pais, não é? Mas é verdade! Hoje tem aula na escola, estamos nos últimos dias, depois vou à casa da vovó para almoçar, tenho lição para fazer depois e aí, já vai ser hora de preparar essa receita com a mamãe!

Ainda não falei da receita? Vamos fazer pão! Não é demais? Sempre quis aprender! E como tenho que levar uma coisinha gostosa para escola no último dia de aula, vamos testar essa receita! Vou levar um pão que eu mesma preparei! E aí, vou levar potinhos de geléia decorados também! Aquela de morango que fizemos aqui outro dia! Espero que todos gostem!

Vamos à receita! Esse pão é o que a minha mãe diz que é o mais fácil de preparar e fica bem gostoso. Quentinho é tão bom! Super macio. A gente vai fazer tudinho no liquidificador! Bem prático.

Hora de misturar no liquidificador:

2 ovos
1 xícara de óleo de milho
30g de fermento em pó biológio (Toda mamãe conhece.)
2 xícaras de água

Agora, a gente vai juntar essa mistura em uma tigela com:

1/2 kg de farinha peneirada
1 colher de sobremesa de sal
1 colher de sobremesa de açúcar

É só bater tudo de novo com uma colher de pau até ficar uma massa bem grossa! Deixamos essa misturinha crescer por meia horinha. Pronto! Então, a gente escolhe uma forma bonita para despejá-la. Minha mãe sempre usa aquelas retangulares, sempre untada para não grudar, mas disse que também podemos usar uma redonda sem furo. Ah, se você tiver de formatos diferentes, pode testar! Hora de pedir uma grande ajuda para mamãe: levar a massa ao forno pré-aquecido por 30 minutinhos! Ele deve ficar dourado!

Oba! Meu primeiro pão vai ficar uma delícia! Hum... Agora é só repetir a receitinha de geléia de morango, a turminha da escola vai aprovar!

Um beijo para todo mundo!

Clarinha

Conteúdo criativo e ilustração desenvolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 13h03

Direto do armário!

Quinta-feira , 24 de Junho de 2010

Olá, amigos! Tudo bem com todo mundo?

Daqui a pouquinho é hora de torcer de novo em frente à tevê! Como nos outros jogos do Brasil, a turma vai se reunir em uma das casas, preparar uma decoração verde e amarela, segurar a bandeira e torcer muito!

Olhem que legal! Para esse próximo jogo, resolvi criar eu mesma a minha camiseta do Brasil! Reaproveitei uma blusinha minha que já estava um pouco de lado lá na estante do meu armário. A minha mãe, que sempre adora quando eu reutilizo, adorou essa idéia! Nada de comprar camiseta nova!

Todo mundo pode fazer uma bem criativa! E o mais legal: com a nossa cara! Para criar minha camiseta, eu usei uma blusinha antiga que não tinha estampa, retalhos de tecido verde, amarelo e azul! Claro, as cores da bandeira! Aí, também separei fitinhas que já tinha em casa! Tinha acabado de usá-las para fazer os colares de revista, lembram? Cortei pedacinhos de fitas verdes e azuis. Então, recortei o retângulo, o círculo e o losângo! Aí, para colar tudo e montar a bandeira, usei uma cola de tecido. Minha mãe me ajudou um pouco nessa parte! Ficou bem legal! Aí, tem dois jeitos de aplicar a bandeirinha na camiseta, a gente pode colar também ou pedir ajuda da mamãe ou da vovó e costurar com fio verde ou branco na camiseta. Não é difícil não! Eu já estou aprendendo, mas a gente precisa de uma ajudinha, certo?

Já estou ansiosa para vestir minha camiseta novinha! Então, para a blusinha ficar mais divertida, também aplicamos as fitinha embaixo, perto da costura, e nas mangas! Viva! Ficou linda! E eu mesma que fiz! Agora a camisetinha antiga da estante está nova! Oba! Agora é vestir e esperar o jogo começar!

Bom jogo para todo mundo! Façam super camisetas também! Me contem como ficaram as de vocês!

Clarinha

Conteúdo criativo e ilustração desenvolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 18h29

Colar de revista!

Terça-feira , 22 de Junho de 2010

Pessoal, tudo bom com vocês?

Eu estou aqui toda animada com uma novidade! Aprendi a fazer colares e pulseiras usando folhas de revista! Achei demais essa idéia! Já tinha visto acessórios com tubinhos de papel, mas nunca tinha tentado fazer... E é tão fácil! Adorei. Olhem só, vamos precisar apenas de folhas de revista ou papel de presente usado, fita fininha ou fios coloridos para o cordão! Ah, e cola em bastão para colar os rolinhos de papel. Só isso de material!

Comecei a fazer meus colarzinhos hoje, mas já estou cheia de idéias para vários modelos! Para fazer os rolinhos de papel é bem simples, a gente só precisa cortar as folhas em tiras e então enrolar o papel bem apertadinho e colar a sua pontinha. Quanto mais comprida a tira, mais grosso fica o rolinho e então, nossa miçanga de papel fica mais resistente! Acho que vão ficar bem bonitos! A gente pode fazer nós na fita para separar um rolinho do outro e também pode fazer um colar ou pulseira de várias voltas! O mais legal é separar folhas de revista bem coloridas e misturar! Acho que até mesmo folhas só com textos vão ficar bem, vamos ter um colar de letrinhas!

Tentem fazer também! Como hoje o dia está bem chuvoso por aqui, hoje essa vai ser minha diversão! Estava mesmo querendo preparar um presente bonitinho para uma amigona minha! Agora já sei o que fazer!

Contem pra mim como ficaram os acessórios de vocês! Já estou acabando meu colar, agora vou fazer uma pulseira com fitinha rosa!

Clarinha

Conteúdo criativo e ilustração desenvolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 11h51

Bolo de pão de queijo!

Sexta-feira , 18 de Junho de 2010

 

Pessoal, o climinha de Festa Junina começou!

Eu gosto tanto dessa época, porque acho super divertido brincar nas barracas, adoro pensar em jeitos diferentes de enfeitar meu vestido e chapéu e ah... Gosto muito de todas as comidinhas juninas! A Tia do Toró, que faz os bolos mais gostosos, conhece um montão de receitas! Tinha que passar aqui e contar para vocês o que estamos aprontando essa tarde! Sexta-feira é gostoso, porque quase nunca tem muita lição e a gente pode aproveitar e ficar mais tempo na casa dos amigos e também é dia de brincar mais no bosque. Hoje à tarde já combinamos de fazer bandeirinhas com jornal e revista para enfeitar o bosque e tomar um lanche caprichado embaixo da mangueira. Oba!

O bolo de hoje vai ser de pão de queijo! Achei demais! Um pão de queijo na forma redonda! Adorei. Parece bem fácil de fazer, só usa liquidificador. A Tia Moema me disse que vou poder fazer quase tudo, mas claro que ela vai estar pertinho.

Ingredientes:

3 ovos

1 colher de sal (café)

3/4 de xícaras de óleo

1/4 de xícara de água

1/2 xícara de queijo parmesão ralado

2 colheres de fermento em pó

1 e 3/4 xícaras de polvilho

Manteiga par untar a forma. Para o bolo não grudar, sabe?

Como fazer:

A gente bate no liquidificador os ovos, o sal, o óleo, a água e o queijo. Aí, vai colocando, aos pouquinhos, o polvilho e o fermento. (Dessa vez não vou esquecer!). Prontinho! Acabou a parte do liquidificador. Agora, a gente pega uma forma redonda, daquelas com furo no meio, e despeja toda a massa. Hora da Tia Moema levar ao forno. Ele deve estar já pré-aquecido. Depois de meia horinha, a gente já vai sentir o cheirinho de pão de queijo pela casa! O bolo deve estar fofinho e dourado!

Viva! Vamos para o bosque! Vocês vão ver como vai ficar legal cheio de bandeirinhas de jornal!

Até mais, pessoal! Bom fim de semana pra todo mundo!

Clarinha

Conteúdo criativo e ilustração desenvolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 12h27

Suco verde e amarelo!

Terça-feira , 15 de Junho de 2010

Eba, pessoal! Hoje é dia de juntar os amigos e parentes e fazer festinha na frente da tevê!

Todo mundo torcendo de verde e amarelo! Vamos assistir ao jogo de hoje na casa do Toró! A mãe dele já prometeu fazer um lanchinho pra gente! Na outra Copa do Mundo, eu era novinha, mas lembro que me diverti inventando jeitos de me vestir de verde e amarelo e também de decorar a casa com a mamãe! Dessa vez, a gente vai inventar um monte de jeitos criativos de enfeitar a nossa festa sem comprar muita coisa, só aproveitando o que a gente já tem de jeitos diferentes!

Como hoje vai ter lanchinho no Toró, eu e minha mãe já separamos uma toalha bem bonita toda verde com folhinhas e vamos preparar um super suco verde e amarelo! Acho que a turma vai aprovar! Como todo mundo fica bem agitado, o suco é de maracujá! Eu adoro. Mas não é só de maracujá não... Minha dica é misturar maracujá com gominhos de mexerica e folhas de hortelã da nossa horta! Que delícia! Vai ficar demais na nossa mesa verde e amarela! Não esqueçam de colocar açúcar e pedrinhas de gelo! Decorem também a jarra e os copos com raminhos de hortelã! Hum... Fizemos hoje cedo para experimentar! Ficou tão bom! O cheirinho já é super gostoso!

Vamos torcer! Bom jogo para todo mundo!

Clarinha

Conteúdo criativo e ilustração desenvolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 09h41

Dia Mundial dos Oceanos!

Terça-feira , 08 de Junho de 2010

Oi, amigos! Tudo bom com todo mundo?

Como foi o fim de semana de vocês? O meu foi divertido, sábado foi dia de parque com os amigos. Brincamos um monte!

Viram o desenho aí de cima? Homenagem aos oceanos, pessoal! Dia 8 é o Dia Mundial dos Oceanos desde 1992. Data de fazer desenhos, mandar um sorriso e lembrar o quanto todos os animais, vegetais marinhos e essas super porções de água salgada merecem ser preservados! Sabiam que os oceanos, que são cinco, ocupam quase um terço do nosso Planeta? Uau! É muito, não é? O Oceano Pacífico é o maior! Mas o que fica mais pertinho da gente, que banha todo litoral do Brasil, é o Atlântico, super companheiro das nossas férias na praia!

E sabem que descobri na escola há pouco tempo que os ocenos têm uma função mais que importante? São deles que vêm a maior parte do oxigênio que a gente respira! Todo mundo sabe que as árvores também produzem um montão, mas são nos oceanos que habitam microalguinhas que enchem nosso ar de oxigênio.

E tem mais! O homenageado do dia também é importante para o transporte, une todos os continentes! E seus animais e vegetais são lindos, o fundo do mar tem muitas cores e formas diferentes! Tem até pequenas criaturinhas, bem pequenas mesmo como o krill, crustáceos minúsculos que se movem com as marés e aliementam um dos mamíferos mais bonitos: a baleia azul! Essa do desenho! Dá pra acreditar que esse é o alimento dela? E olhem que ela pode pesar até 150 toneladas!

É pessoal, um viva aos oceanos! Tem muita coisa pra gente comemorar hoje! Todo mundo que ama, como eu, mergulhar, brincar no mar, ver o pôr do sol na praia, andar de barco, precisa pensar sempre em preservar suas águas e deixar a praia bem limpa, não é?

Até mais!

Clarinha

   Conteúdo criativo e ilustração desenvolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 08h18

Super colagens!

Quarta-feira , 02 de Junho de 2010

Olá, amigos! Tudo bem?

Fiz um novo amigo e queria apresentá-lo para vocês, porque acho que também vão gostar muito de tudo o que ele faz. Bom, eu nunca conversei com ele, nem o vi de perto ou fiz um piquenique no bosque, mas conheci tudo o que ele faz com a minha mãe e gostei tanto, mas tanto das suas obras de arte (Sim! Ele é artista!), que já acho que posso considerar um amigão.

Ele já é adulto e tem muitas coisas legais para nos mostrar e ensinar com as suas super colagens! Aqui no blog, a gente sempre fala sobre aproveitar muito bem e reutilizar o papel, não é? A gente já fez cartões, caderninhos, caixas encapadas, um monte de arte reciclada! Esse artista, o Silvio Alvarez, é nosso amigo, porque faz isso mesmo, como a gente, mas faz colagens gigantes e lindas! Ou também pequenas e delicadas... Em todos os seus trabalhos, o Silvio usa folhas de revista e de folhetos de publicidade e com esse material todinho reaproveitado, consegue fazer criações que são demais! Ele fala que por meio da colagem, a gente consegue passar muita coisa que a gente sente e usar os papéizinhos picados como tinta de verdade. Eu gostei muito de cada trabalho.

Não dá para acreditar que tudo foi feito com recortes de revista! O legal é que ele mostra que todo mundo pode criar com papel reaproveitado, tesoura e cola. São materiais que a gente vê o tempo todo, fica fácil para todo mundo! E quanta coisa bonita dá para criar! Ele mostra que não ficam bonitos só na parede, mas forrando caixas e até mesas e cadeiras! Olha que super idéia! Uma vez, o Silvio deixou mesas antigas com cara de novas e muito mais divertidas, só usando muita criatividade e os seus papéis picados! Eu adorei.

Dá muita vontade de fazer super colagens também! Tem uma pequeninha aí que é minha, fiz estas flores usando uma foto de revista. Ainda tenho que treinar bastante para criar quadros como os do meu amigo Silvio Alvarez! Mas o importante é soltar a imaginação, olhar para as folhinhas usadas de um jeito bem diferente e reutilizar! Adorei. Querem ver mais trabalhos? Descobri que ele também tem um blog: http://silvioalvarez.blogspot.com/

Um abraço e parabéns para o meu novo amigo! E então, pessoal? Tem revistas já bem lidas aí por perto? Tesoura e cola?

Vamos criar super colagens também!

Até mais,

Clarinha

Conteúdo criativo e ilustração desenvolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 09h45

Ir para UOL - Crianças

Busca