Blog da Clarinha

Sobre o autor

Clarinha é uma das personagens da Casinha na Árvore, uma garota esperta e vaidosa que pensa como uma adulta dentro de um corpinho de 1,25m. Ela tem 9 anos, uma flor no cabelo e adorar dar alguma ideia ou sugestão. Essa mocinha tem mesmo muito a ensinar, principalmente sobre sustentabilidade. Essa palavra complicada fica fácil com suas idéias. Ela, como toda a Turma da Árvore, está sempre procurando formas de cuidar da natureza. Suas especialidades são quitutes e guloseimas saudáveis, passeios ao ar livre, arte que vem da reciclagem e coisas que podem até parecer muito para meninas, mas como são ecológicas e originais, os meninos também não resistem e caem na brincadeira.

Saiba o que é a Casinha na Árvore

Lanche da tarde: biscoitinhos de aveia!

Terça-feira , 27 de Julho de 2010

Pessoal, boa tarde! Tudo bem com vocês?
Hoje vem uma amiga aqui em casa. Ela vai passar a tarde toda comigo. Adoro receber visita! Ela ainda não chegou, mas já estou programando o que vamos fazer! Um monte de coisa legal. Mas acho que o que vai ser mais divertido vai ser ir pra cozinha! Mamãe prometeu nos ensinar a fazer biscoitinhos de aveia. Delícia! Como é bem fácil, ela disse que vamos fazer quase tudo sozinhas. Essa minha amiga também gosta bastante de cozinhar coisas gostosas.

Já separei os ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de aveia em flocos

1 xícara de açúcar

300 gramas de margarina sem sal

Querem aprender também? Minha mãe disse que primeiro a gente vai misturar tudo em uma tigela grande.  Aí,  amassa bem com as mãos até formar uma massa bem lisinha. É legal essa parte, né? As mãos precisam estar bem lavadas! Então, vamos fazer pequenas bolinhas. Umas trinta. A gente coloca todas em uma assadeira. Depois, pra ficarem com formato de biscoito, a gente achata cada uma com um garfo. Pronto! Essa parte agora vai ser da mamãe: levar ao forno por 30 minutinhos.

Acho que vai ser um lanchinho da tarde superbom! Vamos comer com uma canecona de leite. Que gostoso! Experimentem também! Parece que aveia faz muito bem e quando é tudo feito em casa é ainda mais saudável!

Clarinha

Conteúdo criativo e ilustração desenvolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 12h22

Categoria: Na cozinha

Anima Mundi 2010!

Segunda-feira , 26 de Julho de 2010

 
 

Anima Mundi 2010!

Oi, amigos queridos! Bom dia!

Estou na minha última semaninha de férias! Acho que vocês também, não é? Mas ainda tem bons dias para aproveitar! Essa semana tem programação especial! Vamos todos ver animações bem legais no Festival Anima Mundi! Já conhecem? É um Festival de animações para adultos e crianças. Tem um montão de filmes legais, muitos são brasileiros. Esse ano o festival está fazendo 18 anos. Meus pais sempre gostaram de ir. Essa vai ser a segunda vez que eu vou também, a turminha toda vai junto. O que acham de escolher bons filminhos também? No Rio aconteceu na semana passada e agora, nessa quarta, começa em São Paulo. A entrada não é cara! Dá para aproveitar!

De 28 de julho a 1 de agosto
Memorial da América Latina e Centro Cultural Banco do Brasil
Ingressos: R$ 6 (R$ 3 a meia entrada)

Bons fimes pra todo mundo! No site do Anima Mundi, a gente acha todos os horários. Eu vou no sábado!

http://www.animamundi.com.br/

Boa semana, pessoal!

Clarinha

Por Clarinha às 12h00

Categoria: Programinhas

Carimbo na bandeja!

Sexta-feira , 23 de Julho de 2010

Oi, pessoal! Tudo bem com todo mundo?

Aprendi a fazer um coisa muito legal com bandejinhas de isopor. Sabe aquelas que não fazem nada bem para o meio ambiente? Pois é, aquelas bandejas de queijos fatiados e outras comidas. A gente tem que evitar sempre comprá-las, porque mesmo que o isopor seja reciclável, já que é plástico (cor vermelha da coleta), ele polui muito e não é fácil a coleta. Aprendi isso na escola. Então, aqui em casa, a gente sempre tenta fugir dessas embalagens! Mas, de vez em quando, não tem como, né? Sobram algumas vazias. Aí, entra nosso reaproveitamento de hoje: carimbo na bandeja! Eu achei muito criativo isso! Nunca tinha criado carimbos! Ah, eu que fiz os desenhos!

Vamos precisar de: bandejinha de isopor limpa, palitos, cabos de pincel ou lápis para o desenho, tinta guache e papel (Aproveita as folhas de sacolas, envelopes, rascunhos!). Material separado?

O primeiro passo é fazer o desenho que você quer ver carimbado na parte de trás da bandeja. Eu desenhei o meu primeiro a lápis. Aí, depois de pronto, a gente vai "esculpir" a bandejinha. É só fazer o desenho ficar mais fundo, entenderam? Porque essa vai ser a parte que a tinta não vai pegar e vamos marcar o desenho no papel! Contornamos todo o traço com o palito de madeira ou até um cabinho de pincel. O importante é deixar o desenho bem marcadinho na bandeja!

Agora, a gente passa a tinta da cor que a gente quiser por toda essa parte da bandeja. Tudo bem? Não precisa passar muita tinta, tá? Porque pode borrar um pouco. Aí, é só escolher o papel e carimbar! Você vai ver que legal que fica! Fiz flores, borboletas, corações! Estou pensando em estampar uma sacola de papel marrom. Vai ficar tão mais bonita cheia de desenhos! Dá para fazer quadrinhos, decorar folhas de caderno, capas de cartões, deixar várias folhas mais bonitas! Agora a minha bandeja tem uma ótima função, virou um carimbo bem legal!

Gostaram? O que acham de fazer também?

Bom fim de semana, pessoal!

Clarinha

Conteúdo criativo e ilustração desenvolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 12h33

Nosso super amigo!

Terça-feira , 20 de Julho de 2010

Hoje é Dia do Amigo, pessoal! Dia de encontrar toda turma no bosque, todos meus compnheiros de brincadeira que gosto tanto! E, nesse dia, não tem como deixar de falar de um amigão de todos nós: o super cachorro do Toró! O Toró é o único amigo da nossa Turma que tem um animal de estimação, então, ele foi adotado por todos como nosso super amigo! Eu gosto muito dele! Ele tem o pêlo um pouco longo e é todo branco e preto, muito bonitinho. Sempre está com o rabo abanando! 

Como todo cachorrinho, pra ele ficar feliz e saudável, ele precisa ser muito bem cuidado. E isso toda turma sabe muito bem! O Toró sempre diz que é preciso sair com ele para passear (com um saquinho no bolso sempre!), dar bastante carinho, brincar todo dia. Afinal, todo amigo precisa se sentir querido, não é? É também muito importante que ele tenha um lugar quentinho, seco e protegido para dormir e ganhe uma ração bem gostosa! Eu gosto muito quando encontro esse amigão sorridente da turma.

Minha família está até pensando em adotar um cãozinho para gente também. Vai ser uma festa! Vocês têm um animal de estimação? Vou adorar cuidar de um cachorro também. Minha mãe me disse que a gente pode ir até um centro de adoção e escolher um cachorrinho já vacinado e muito saudável que pode ter sido abandonado ou não tem um lar. Isso é muito legal! A gente ganha um super amigo e ainda ajuda a cuidar bem de um animal que devia estar triste... Não é?

Tenho que ir agora, porque já marcamos de almoçar todos juntos na casa do Tuca! O Toró já está por lá e seu super cão também! 

Até mais, pessoal!  Feliz dia do amigo para vocês, que se tornaram meus grandes companheiros também!

Clarinha

Conteúdo criativo e ilustração desenvolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 12h37

Brincadeira de inverno!

Sexta-feira , 16 de Julho de 2010

Oi, pessoal! Como vai todo mundo?

Minhas férias continuam bem divertidas! Espero que as de vocês também! Estou passando esses dias na casa da minha Bisa! É, a mãe da minha avó! Eu adoro ficar com ela. Aqui na sua casa, sempre tem lanchinho bem gostoso à tarde, jogo de cartas, chocolate quente em frente à tevê e brincadeiras bem diferentes! Ela sempre me ensina alguma coisa que fazia quando era pequenininha! São sempre bem legais.

Como está bem frio por aqui, a Bisa está fazendo um cachecol fofinho para mim. Escolhi a cor roxa! Aí, enquanto ela faz o cachecol, ela me ensinou a fazer menininhas de lã! =) Adorei. É um jeito de aproveitar os restinhos de lã que sobram. É bem fácl de fazer! Ela me disse que sempre brincava de criar menininhas e menininhos de lã quando era criança. Depois, a gente pode fazer móbiles, enfeites para pendurar na porta, no puxador das portas do armário!

Vocês estão vendo aí em cima? O colorido foi a Bisa que fez e o roxinho fui eu. Tirei foto de cada etapa para vocês também aprenderem. A gente precisa de um pouquinho de lã, só disso. Ah, e tesoura, claro! Primeiro, você separa em dois chumaços. Todos os fios com o mesmo tamanho. Aí é hora de amarrar suas pontinhas com um pedaço de lã. É só pegar um fiozinho e dar dois nós. Agora temos dois chumaços bem presinhos. Um deles vai ser a cabeça e os braços, o outro vai formar o corpinho e as pernas! Como? Olha só na foto! Coloca um em cima do outro e dobra! Aí, é só dar um lacinho na altura do pescoço e outro lacinho na altura da cintura! Prontinho! Uma menina de lã! Pra ficar divertido, prendi um lacinho no seu cabelo.

A Bisa está cheia de restinhos de lã! Vou fazer vários! Ah... Falando em frio e inverno, lembrei de uma coisa importante! Eu e a mamãe estamos separando roupas do meu armário que não me servem mais para doar! É sempre gostoso oferecer roupas quentinhas para um amigo que pode precisar não, é?

Que tal essa brincadeira de inverno? Tenho certeza que sua mãe, vó ou bisa deve ter lã por aí! =)

Até mais,

Clarinha

Conteúdo criativo e ilustração desenvolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 10h51

Pra você!

Terça-feira , 13 de Julho de 2010

Pessoal, pessoal! Estava ansiosa para mostrar essa novidade para vocês! Eu virei uma bonequinha de papel! Achei tão bonitinha. Dei muita risada quando me vi como um cubinho de papel! Estão vendo aí na foto? Estou pertinho dos lápis na minha escrivaninha!

O que acham de montar uma mini Clarinha para vocês também? Todo mundo pode ter a sua! É bem fácil! A gente só precisa de cola, tesoura, uma folha de papel e impressora! Só vamos lembrar de não desperdiçar papel, né? Depois da brincadeira, a gente recicla! Ou aproveita papel já usado para fazer a impressão do outro lado, certo? Assim, essa Clarinha de papel fica com um sorriso ainda mais feliz!

Para você imprimir a sua, é só clicar nesse endereço aqui:

http://www.casinhanaarvore.com/clarinha_de_papel.pdf

Vocês vão ver a bonequinha toda desmontada. É só recortar direitinho e colar e dobrar como mostra a legenda.

Estou curiosa para saber se gostaram! O que acham de enviarem fotos com a Clarinha de vocês? Todos podem fazer parte do blog. Eu vou adorar. Como eu, essa bonequinha gosta muito de ver a natureza bem cuidada, o lixo no lixo, reaproveitamento... Ah, tudo que faz bem para o planeta!

O meu e-mail para mandarem as fotinhos é: blogverdedaclarinha@uol.com.br

Boa brincadeira para vocês! Vou lá mostrar para a minha nova companheira a receita que estou inventando na cozinha!

Até mais,

Clarinha

Conteúdo criativo e ilustração desenvolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 13h51

Tear de papel!

Terça-feira , 06 de Julho de 2010

Olá, todo mundo! Tudo bem com vocês?

Pra começar, estou toda feliz que as férias começaram! Viva! Diversão todos os dias e preguiça na cama até um pouquinho mais tarde! Mas vou sentir, como sempre, a maior falta da escola! Porque gosto muito da minha turma e da prof. Mas, durante todo o mês, vou aproveitar para inventar muitas receitinhas novas e criações para colocar aqui!

Estão vendo o tear aí em cima? Fazia tempo que queria tentar fazer! Como fica legal o resultado! Por aqui, já criei três telinhas diferentes! Precisam ver que divertidas!

A gente vai criar um tear de papel e fazer tecelagem com folhas de jornal, revista, de desenhos antigos! Depois, com essas telas coloridas, a gente pode fazer cartões, quadros pra decorar a parede do quarto, toalhinha para uma mesa, capa de caderno. Eu achei bem legal a idéia!

Para fazer essa tecelagem de papel, é só encontrar uma folha pra servir de base, que pode ser do tamanho que quiser, e então, outras folhinhas para cortar várias tiras coloridas. As tiras devem ter mesma largura do papel da base.

Aí, a gente começa a seguir os números do desenho aí de cima! Primeiro, a gente dobra o papel ao meio (que pode ser uma folha de revista, um lado de um envelope, um cartaz antigo), depois de dobrar, é só cortar várias franjinhas na parte da dobra. Ao abrir, você vai ver nosso tear! Depois, é só começar a colocar as tiras. Sempre por cima, por baixo, por cima, por baixo. Assim, a gente cria a trama! Não é demais? Um jeito bem legal de reaproveitar os papéis!

Também dá para misturar fitinhas ou tiras de tecido, não é? O que acharam? Mais tarde vou criar mais um!

Até mais, amigos!

Clarinha

Conteúdo criativo e ilustração desenvolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 12h28

Ir para UOL - Crianças

Busca