Blog da Clarinha

Sobre o autor

Clarinha é uma das personagens da Casinha na Árvore, uma garota esperta e vaidosa que pensa como uma adulta dentro de um corpinho de 1,25m. Ela tem 9 anos, uma flor no cabelo e adorar dar alguma ideia ou sugestão. Essa mocinha tem mesmo muito a ensinar, principalmente sobre sustentabilidade. Essa palavra complicada fica fácil com suas idéias. Ela, como toda a Turma da Árvore, está sempre procurando formas de cuidar da natureza. Suas especialidades são quitutes e guloseimas saudáveis, passeios ao ar livre, arte que vem da reciclagem e coisas que podem até parecer muito para meninas, mas como são ecológicas e originais, os meninos também não resistem e caem na brincadeira.

Saiba o que é a Casinha na Árvore

Resultado do concurso! =)

Sábado , 28 de Agosto de 2010

Oi, pessoal! Como vai todo mundo?

O meu dia está sendo gostoso! Já fomos ao parque e agora vamos nos arrumar para ir para casa dos meus avós. Mas antes não podia deixar de passar por aqui para falar quem vai receber a prateleira de livros! Preciso dizer primeiro que não foi nada fácil escolher, porque todo mundo enviou idéias bem legais e muito amigas da natureza!

Mas acho que a Maria Eduarda deve receber os livros, porque descreveu um monte de coisas que ela gosta de fazer com recicláceis! Ela enviou umas cinco idéias, vou fazer e mostro aqui depois!

Quem não ganhou, por favor, não fique chateado! Vou tentar fazer mais concursos e sorteios! Na próxima semana, apresento os brinquedos legais que enviaram!

Maria Eduarda, manda o seu endereço direitinho no meu e-mail! E meus parabéns! Espero que goste e aproveite muito os livros!

Clarinha

Por Clarinha às 16h18

Bolo bem fofo de laranja!

Quinta-feira , 26 de Agosto de 2010

 
 

Bolo bem fofo de laranja!

 

Oie pra todo mundo! Tudo bom?

Essa tarde deu a maior vontade de comer um daqueles bolos bem fofos e quentinhos! Fui dar uma olhadinha na cozinha e encontrei um montão de laranjas na fruteira. Agora é época, né? E a mamãe sempre faz muito suco pra gente. Ela fala que é por isso que nunca estou resfriada! Acho que é porque ela sempre fala muitas vezes para eu não me esquecer de levar uma blusa... Mas, vamos voltar ao bolo! Aí, vendo aquelas laranjas gostosas, logo lembrei de um bolo bem fácil que fazia tempo que não comia! A receita é da minha vó e fica muito bom com uma geléia que já mostrei por aqui, com a casca da laranja! Perfeito. Seria esse o lanche apetitoso! Gosto dessa receita porque também aproveita até a casca. Legal, né?

Vamos anotar os inderedientes? Acho que vão gostar também!

1 laranja picada com casca
4 ovos
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de óleo
1 colher de sopa de fermento em pó

Pronto? Para preparar é simples!

Primeiro, a gente bate no liquidificador os ovos, o óleo e a laranja muito bem lavadinha e sem caroços. Já vai dar pra sentir um cheirinho muito bom! Aí, a gente despeja na batedeira e mistura a farinha e o açúcar. A massa já vai estar bem consistente! E então, é hora de colocar o fermento e mexer com uma colher! Pra crescer e ficar fofo! Vamos passar toda a mistura para uma forma já untada e colocar no forno! Mamãe disse que deve estar pré-aquecido em fogo médio. Em 25 minutos, fica pronto! Aí, é difícil resistir o cheirinho da cozinha! Não aguentei muito tempo, acabei comendo quentinho.

E a geléia? Querem lembrar a receita? Fica uma delícia como cobertura!

Cliquem aqui!

Bom apetite, pessoal! Vou comer mais um pedacinho do meu bolo! Ah, não se esqueçam de enviar suas idéias de brinquedos com recicláveis! É só até amanhã! =) Para blogverdedaclarinha@uol.com.br

Clarinha

Conteúdo criativo e ilustrações desenvolvidos por Casinha na Árvore

 

Por Clarinha às 18h37

Categoria: Na cozinha

Meu personagem!

Terça-feira , 24 de Agosto de 2010

 
 

Meu personagem!

Oi, amigos! Bom dia!

Vim mostrar para vocês o meu mais novo personagem feito de material reciclável! Esse aqui é o Bolinha, o aventureiro! Ele adora andar descalço na grama, explorar as raízes, ficar observando os insetos. Tem corpo de caixinha redonda de queijo, nariz bolinha de tampa de pet, braços gordinhos de potinho de plástico e pernocas de restos de papel. Ele é bem simpático, não é? Eu gostei de levá-lo para conhecer o bosque! Quando vi, lá estava ele nas raízes da árvore!

Eu fiz esse personagem para inspirar vocês! Todo mundo já pensou no brinquedo com recicláveis para concorrer aos livros aí do post abaixo? Vamos lá, pessoal! É só mandar um desenho, foto ou a descrição do personagem ou brinquedo! Vamos inventar muitos jeitos de reaproveitar os materiais! =) Mandem até sexta! No sábado, eu conto qual foi o mais mais criativo! Meu e-mail: blogverdedaclarinha@uol.com.br

O Bolinha mandou um abraço para todo mundo e pediu para eu lembrá-los de sempre separar o lixo seco do orgânico, certo? Plástico, papel, alumínio e vidro devem ir para reciclagem! Ou antes... Virarem personagens!

Até mais, pessoal! Boa criatividade!

Clarinha

Conteúdo criativo e imagens desenvolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 09h18

Categoria: No ateliê

Concurso Seis Razões!

Sexta-feira , 20 de Agosto de 2010

 
 

Concurso Seis Razões!

Boa sexta, pessoal! Tudo bem com todo mundo?

Quem já foi conferir minha listinha de livros mais legais da Bienal de SP? São dez livros que contam histórias muito divertidas e bem bonitas sobre o meio-ambiente. Acho que também vão gostar! E aqui no blog, tenho uma boa novidade pra contar! Um amigo ou amiga  pode ter no quarto a coleção inteirinha Seis Razões da Coleção Escritinha! Pessoal, eu tenho os cinco livros e gosto muito. Como falei no álbum, esses cinco livros ensinam muitas atividades divertidas, têm um monte de informações legais para trabalhos de escola, têm desenhos lindos e em papel reciclado!

Como vai ser o concurso? Todo mundo vai ter que mostrar a cratividade e enviar um desenho ou uma foto de um brinquedo ou personagem criado com material reciclado! O que acham? Vou publicar todos os projetos de vocês aqui! Assim, a gente mostra um monte de jeitos legais de reaproveitar materiais. =) E então, o mais divertido, criativo e bem amigo da natureza, vai ser o ganhador da coleção!

Uma mudança importante: Como tem bastante gente que não tem como mandar fotinho, vamos fazer assim: vale também mandar para o meu e-mail um passo-a-passo de como fazer o brinquedo ou personagem! Pode ser? É só descrever direitinho a sua idéia, como se estivesse ensinando um amigo a fazer! Não é obrigatório mandar a foto, só se você puder. Assim, todo mundo pode concorrer!

Todo mundo tem até a próxima sexta para enviar o seu desenho ou foto! É só enviar para o meu e-mail com o seu nome completo.  blogverdedaclarinha@uol.com.br

Oba! Eu vou fazer um também! Só pra incentivar todo mundo a participar! Mostro minha idéia na terça-feira!

Boa sorte e muita criatividade, pessoal!

Clarinha

 Conteúdo criativo e ilustração desenvolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 12h09

Categoria: Boas novas

Conheci uma escritora! > Cap. 2 da visita à Bienal!

Terça-feira , 17 de Agosto de 2010

 
 

Conheci uma escritora! > Cap. 2 da visita à Bienal!

Olá, amigos! Boa terça-feira! Como está todo mundo?

Voltei para contar um pouco mais sobre o passeio à Bienal do Livro SP. Espero que ainda queiram saber mais sobre a visita! Precisava falar sbre o meu encontro com uma escritora! Eu estava lá passeando por um estande, quando fico sabendo que tinha uma escritora conversando com alguns leitores e falando mais sobre o seu livro. Adorei. Fui logo me apresentar, falar desse meu espacinho aqui e saber mais sobre o seu livro para compartilhar com vocês! Ela logo topou e me falou um monte de coisas legais sobre seu novo livro! Eu achei que seria bem interessante não só para meu amigos da minha idade, mas também para os pais, mães e professores.

O livro é tão legal! O título é "A arte de escrever histórias", a nossa mais nova amiga, a autora, é a Esther Proença Soares. O livro foi escrito para todos que têm vontade de começar a contar histórias e se transformar também em autores! A Esther escreve como se estivesse conversando com  gente. Ela dá sugestões, mostra como a gente pode começar, o que compõe uma história, tudo que a gente precisa colocar no nosso texto. São dicas muito legais! O mais divertido é que, no livro, há vários relatinhos de ecritores famosos! Eles nos contam como também começaram. Isso é legal, né? Me deu ainda mais vontade de escrever histórias. Falei pra ela que por enquanto só tenho o blog, mas que isso é o comecinho!

O que vocês acham de também começarem a escrever histórias? Vocês já escrevem? A principal dica da Esther é muito importante: ela me disse que ninguém se torna escritor, se não for leitor. A gente tem que ler bastante!

Eu gostei muito do livro. Ainda estou lendo, conversando mais com a autora! Vocês também vão gostar! Me contem mais sobre as histórias de vocês! Tenho certeza que todo mundo já escreveu alguma bem legal!

Até mais, pessoal! Na próxima vez que eu escrever por aqui, vai ter um concurso!

Oba! Aguardem! Uma coleção de cinco livros!

Clarinha

Conteúdo criativo e imagens desenvolvidos por Casinha na Árvore

O livro "A arte de escrever histórias" foi publicado pela Editora Manole.

Por Clarinha às 11h28

Minha visita à Bienal do Livro! - Cap. 1

Sexta-feira , 13 de Agosto de 2010

 
 

Minha visita à Bienal do Livro! > capítulo 1

Olá, todo mundo! Como vocês estão?

Hoje o meu dia foi bem divertido, muito mesmo. Teve passeio na escola, fomos para Bienal do Livro! A turma toda! Quantos livros legais, quantas atividades, oficinas, estandes que a gente parecia virar personagem de história! Uau! Muita coisa divertida. Eu conheci uma porção de livros diferentes, tem muitos livros novos de animais, de reciclagem, sobre o meio-ambiente. Tudo que a gente gosta de conversar por aqui! Fiz uma listinha pra mostrar pra vocês! Vou começar falando sobre espaços bem legais.

Como sei que nem todo mundo mora aqui pertinho, vou contar tudo o que aprendi, assim vocês fazem o passeio junto! É só acompanharem as fotos!

A gente chegou logo que a Bienal abriu, fomos em um superônibus. Aí, a Prof nos contou que tinha um estande chamado "O livro é uma viagem", onde a gente poderia entrar em um corredor cheio de livros gigantes, participar de um jogo em que nós pisariamos em tabuleiro grandão e ainda ver uma peça. Claro que a gente quis ir! Foi a turma toda.

Esse lugar é organizado pelo Instituto Pró-Livro e é todo sustentável! Vocês vão ver. A gente entrou em um livro enorme e logo encontrou um monte de personagens. Foi engraçado! Eu gostei muito de passear por páginas ilustradas, conversar com a Emília, passar por uma tela em que a gente se olhava e se via como personagem! Isso era muito legal. Todo mundo se sentiu participando da história. A Prof nos disse que isso que é o bacana da leitura! A gente pode mesmo viajar, parece que a gente se encontra de verdade com todos os personagens e seus ambientes. Lá, tudo isso aconteceu!

No fim desse passeio, a gente caía em um tabuleiro bem grande, onde o objetivo era aprender todos os lugares em que se fala a língua portuguesa. Tinhas duas equipes, várias bandeiras, a caravela dos portugueses e várias dicas espalhadas. Foi divertido! Também teve uma peça que contava de um jeito animado a história das navegações. 

Uma coisa legal que reparei por lá é que os banquinhos eram feitos de jornal! A gente podia tentar fazer também, não é? Também nos disseram que os tecidos lá do estande vão virar sacolas ecológicas. Eu achei demais saber que tudo aquilo seria reaproveitado!

Essa parte do passeio foi bem animada! Mas estava só começando!

Vou contar minha visita em mais capítulos! Quem está em São Paulo, aproveite pra ir também! 

Já já conto os livros que gostei mais! Tem um que já li inteirinho.

Até mais, pessoal! Bom fim de semana pra vocês!

Clarinha 

Conteúdo criativo e imagens desenvolvidos por Casinha na Árvore

A equipe agradece a atenção da Zoara Faila (Curadoria do Instituto Pró-Livro) 

e Yara Candotti (Candotti Cenografia)

Por Clarinha às 18h48

Categoria: Programinhas

Gostei desta história!

Terça-feira , 10 de Agosto de 2010

 
 

Gostei desta história!

Oi, amigos! Tudo bem com vocês?

Durante o fim de semana, estava vendo tevê com a minha mãe e passou um programa sobre um grande evento de literatura que acontece em Paraty todo ano. Essa festona se chama FLIP, por lá, se reúnem autores de livros para adultos e crianças. Tem oficinas, tem apresentações, tem contações de histórias. Eu achei superlegal! Pena que moro longe. Mas a mamãe disse que podemos fazer uma forcinha para ir no ano que vem. Seria demais! Porque vi que tem a Flipinha, toda a programação foi especial para crianças e era isso que o programa mostrava.

Então, conheci a autora Alina Perlman, ela é de São Paulo e já escreveu um monte de livros infantis. Mas muitos mesmos! Foi difícil de escolher um só para mostrar aqui. Entrei no site da escritora e conheci vários legais: http://www.alinaperlman.com.br/site/index.html Depois, vocês dão uma olhadinha! Tem de muitos temas divertidos. Eu gostei bastante desse aí em cima: A Voz da Floresta. A história fala sobre uma floresta que andava um pouco descuidada, todos os seus habitantes estavam chateados por o seu governador não estar dando tanta atenção aos seus problemas. E aí, eles criaram coragem para reagir! O livro fala sobre a época das eleições, sobre como os bichinhos se movimentaram para a floresta ficar bem cuidada de novo! Eu achei bem legal imaginar que na floresta todos também têm uma função e também têm que saber cuidar bem do espaço. E as ilustrações são superbonitas!

Não vejo a hora de ter o livro na minha prateleira! Outra coisa que achei bem legal na Flipinha, que vi no programa, é que em uma praça, onde iam todas as crianças, tinha livros pendurados nos galhos de uma árvore! Que idéia boa! Acho que ficaria muito legal na mangueira que tem lá no bosque! Imaginam sentar na sombra e ter o livro lá pronto pra gente começar a ler? Adorei a idéia. Vou contar pra turma!

E vocês? Que livro estão lendo? Alguém foi na Flipinha? Me conta como foi!

Nessa sexta, eu vou à Bienal do Livro em São Paulo. Prometo contar como foi meu passeio e os livros que achei mais legais!

Até mais,

Clarinha

Conteúdo criativo desenvolvido por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 11h44

O presente especial!

Sexta-feira , 06 de Agosto de 2010

 
 

O presente especial!

Oi, pessoal! Tudo bem com todo mundo?

Prometi que voltava antes do Dia dos Pais para mostrar o meu presente, não é? Já está prontinho e acho que os papais de vocês também podem gostar! Desde pequenininha, ouço meu pai dizendo que é bem mais gostoso ganhar presente que eu mesma fiz com carinho. Bom, já fiz um monte na escola e ele sempre abre um sorrisão e adora, mostra para os amigos do trabalho, enfeita sua mesa, então, acabei acreditando. Acho que gosta mesmo. Então, todo ano, tento inventar uma coisa criativa!

Esse ano, resolvi criar uma árvore da família! Sabem uma árvore genealógica? A palavra é um pouco difícil, né? Mas é a árvore de nossos parentes. Eu acho muito legal! Inventei uma árvore que reutiliza papelão! Tinha um pedação de papelão em casa, de caixas que a mamãe trouxe do supermercado. Escolhi uma parte mais grossa e também uma outra um pouco mais fina, essa era de caixa de sapato. Era tudo que o presente precisava! Ah, e claro... Das fotinhos dos meus avós, dos meus pais e uma minha! Ainda não tenho irmãos. Mas quem tiver, separa fotos bem bonitos deles também! Eles devem ficar do seu ladinho.

Hora de criar:

Fazer a árvore foi bem legal. Primeiro desenhei a árvore e todas as janelinhas de parentes. Essas seriam as molduras das fotos, certo? Aí, também desenhei no papelão mais fininho a copa da árvore e os lugares onde colar as fotos (usei a árvore como modelo e marquei cada janlinha no mesmo lugar). Esse é o fundo da árvore. É só acompanhar no desenho aí de cima! Depois, recortei as nossas fotos em quadradinhos (não tinha aquelas fotos 3x4 de todo mundo) e colei no papelão mais fino. Cada casal de pais acima dos seus filhos. Pode colocar tios também! A árvore fica grandona!

Hora de pintar a árvore! Usei tinta guache. Fiz até umas frutinhas, pra ficar bem alegre! Esperei secar um tempinho para não sujar as fotos! Pronto. Depois disso, é só colar uma parte na outra. Cada parente querido vai aparecer em uma janelinha da sua árvore! Oba! deu certo! Cola branca cola bem esses materiais. Aí, queria que a árvore ficasse de pé pra ficar na mesa de trabalho do papai. Foi só cortar um retângulo pequeno do papelão grosso, fazer um cortezinho na base do tronco e montar o seu pézinho. Perfeito!

A minha árvore está prontinha! O que acham de começar a de vocês? Todo papai vai gostar de ver toda família reunida em um presente que você mesmo que fez!

Bom fim de semana para todo mundo! Ah, feliz dia dos pais para todos os papais também! Aproveitem, pessoal!

Clarinha 

Conteúdo criativo e ilustração desenvolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 09h14

Categoria: No ateliê

De volta à escrivaninha!

Terça-feira , 03 de Agosto de 2010

 
 

De volta à escrivaninha!

Oi, todo mundo! Estou de volta à escola!

Pode parecer estranho pra muita gente que não gosta muito de acordar cedinho, mas eu estou toda contente! Quando recomeçam as aulas, o mais legal é preparar a mochila de novo, arrumar os cadernos, refazer suas capas... Lembram-se dessa dica? Apontar bonitinho todos os lápis de cor, juntar as canetas que ainda têm tinta, limpar bem o estojo.

Tão legal ver tudo bem arrumado pra começar de novo! Aqui no meu quarto, eu tenho uma escrivaninha onde faço a minha lição à tarde. É onde estão meus desenhos, atividades, provinhas nas caixas de cereal, onde coloco os meus livros, onde arrumo meus lápis que ficam em casa.

Pra dar vontade de voltar a passar algumas horinhas da tarde na escrivaninha, ontem depois da aula, fiz esses potinhos decorados aí na foto. O que acharam? Ficou tão colorida minha mesa! Foi super fácil de fazer! Na cozinha, tinham potes de vidro que eram de alimentos em conserva, de geléia, de papinhas de uma priminha. Na minha gaveta, tinham restos de papel de presente, fitas e retalhinhos de tecido. Tudo que eu precisava!

Foi só lavar bem os vidros, cortar o tecido e o papel no tamanho certo para dar a voltinha em cada pote e colar com fita adesiva mesmo. Aí, no maior, fiz um laço bonito. Eba! Adorei. Depois, apontei bem os lápis. Não são novos, já tenho desde os sete anos. Mas ficaram ótimos!

O que acham de arrumar a escrivaninha também? Reaproveitem potes também! A lição de casa vai ficar mais divetida!

Até mais! Essa semana ainda volto para contar o que estou fazendo para o meu pai!

Clarinha

Conteúdo criativo e imagem desenvolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 10h48

Categoria: No ateliê
Ir para UOL - Crianças

Busca