Blog da Clarinha

Sobre o autor

Clarinha é uma das personagens da Casinha na Árvore, uma garota esperta e vaidosa que pensa como uma adulta dentro de um corpinho de 1,25m. Ela tem 9 anos, uma flor no cabelo e adorar dar alguma ideia ou sugestão. Essa mocinha tem mesmo muito a ensinar, principalmente sobre sustentabilidade. Essa palavra complicada fica fácil com suas idéias. Ela, como toda a Turma da Árvore, está sempre procurando formas de cuidar da natureza. Suas especialidades são quitutes e guloseimas saudáveis, passeios ao ar livre, arte que vem da reciclagem e coisas que podem até parecer muito para meninas, mas como são ecológicas e originais, os meninos também não resistem e caem na brincadeira.

Saiba o que é a Casinha na Árvore

Dados que contam histórias!

Sexta-feira , 25 de Fevereiro de 2011

Oi, amigos! Como está todo mundo?

Oba! Hoje é sexta! Dia de brincar muito à tarde, afinal, sempre tem pouca lição de casa para segunda! É a tarde que a turma se reune no bosque perto de casa. E hoje, vai ter brincadeira especial! Acabei de criar esses dados aí de cima. Sabem como é a brincadeira?

Começou assim: estava vendo um blog com a minha mãe (porque é todo em inglês e ainda não falo tão bem), quando achamos essa atividade aqui. Eram dados com desenhos diferentes em cada face, três dadinhos coloridos. Ao jogar esses dados, na atividade, a gente tem que juntar todos os elementos formando uma história! Isso não é muito legal para jogar com os amigos? Logo pensei que daria para inventar mil histórias divertidas!

Aí, resolvi criar dados que contam histórias também! Mas de um jeito um pouquinho diferente: um dado seria de elementos da natureza, outro de animais e pessoas e mais um de lugares. Assim, cada vez que a gente joga os dados, precisa relacionar o personagem a um fato da natureza e em algum lugar! Não é divertido?

Pode sair, por exemplo: Um menino estava em sua casa, quando começou a chover! (são os desenhos dos 3 dados) Aí... Ele pensou em guardar a água com o balde para regar os vasinhos da sua mãe! Hora de um outro amigo jogar para continuar... Parou de chover, as flores cresceram e ele foi para praia, lá viu um cachorrro (mais três desenhos)... Viram como a gente vai criando as cenas? Adorei! Não vejo a hora de mostrar para turminha!

Querem fazer também?

Cliquem aqui: www.casinhanaarvore.com/clarinha_dados_que_contam_historias.pdf

Já tem um dado prontinho! Para durar mais, vocês podem colar em um papel mais grosso depois de imprimir, tá? Aí, é só desenhar em cada face do dado um lugar, ou elemento natural ou pessoa/animal. Depois de criar os três dados, é só juntar uma roda de amigos e...

Boa contação de histórias!

Uma sexta bem divertida pra vocês,

Clarinha

Conteúdo criativo e imagens desevolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 09h39

Blogs de amigas! Você também tem?

Terça-feira , 22 de Fevereiro de 2011

Olá, pessoal! Tudo bem com vocês?

Sabem que antes mesmo de ter meu próprio blog, já achava muito legal acompanhar dicas de brincadeiras, receitas e passeios em outros blogs! Acho muito bacana poder aprender com outras amigas! E tem um monte de endereços criativos e divertidos, cheios de boas sugestões!

Escrevendo aqui toda semana, acabei conhecendo muitas amigas que também gostam de "postar"! Muitas mesmo! Todo mundo tem seus temas favoritos e seu jeito de escrever. E isso é o mais legal! Eu adoro escrever sobre brincadeiras e programas ao ar livre, diquinhas de receitas saudáveis e jeitos de cuidar da natureza!

Tem o Blog da Tati, que sempre comenta o que aprendeu de interessante na escola, ensina atividades com recicláveis também, indica blogs legais! Tem o Blog da Duda, ela conta seu dia-a-dia, fala sobre seus gostos e até dá dicas de moda! Ah! Outro muito legal também é o da Laís, ela adora culinária! Por lá, também tem muitas receitinhas gostosas!

Vocês também têm blog? Querem mostrar onde escrevem sobre tudo que mais gostam? Podem deixar seus endereços nos comentários! Assim, todo mundo pode trocar boas ideias!

Agora vou lá dar atenção para Gigi! É hora do seu passeio!

Até mais, amigos!

Clarinha

Conteúdo criativo e imagem desevolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 15h54

Dicas para os amigos de 4 patas!

Terça-feira , 15 de Fevereiro de 2011

 
 

Dicas para os amigos de 4 patas!

 Oi, pessoal! Tudo bem com todo mundo?

 Eu não sei se já contei aqui... Mas no meu último aniversário, ganhei uma cadelinha linda! Ela é linda, companheira e vira-lata. Agora já está grandinha, é toda malhada e virou minha irmã, estamos sempre juntas! Companhia para os piqueniques, para as visitas às casas dos amigos, para as nossas viagens à praia!

 Mas... Eu ando bem preocupada com uma coisa: minha mãe tem reclamado, porque a Gigi anda pegando coisas demais na cozinha, tem horas que ela late sem parar para os vizinhos que passam pela porta e não há jeito de ensiná-la a ficar quietinha em sua cama! Almoço ou jantar é sempre aquela bagunça! Mas, eu gosto tanto dela que não posso nem imaginar ficar longe, preciso muito que a Gigi seja educada!

 Vocês também precisaram educar seu cão ou gatinho?

 Esses dias eu descobri que tem pessoas que sabem direitinho como conversar e ensinar os animais!  Procurei em sites e achei um amigo que pode ajudar a Gigi e minha família! É o Thiago! Ele é educador de animais e já me deu muitas dicas legais! Olha só as perguntas que eu mandei para o Thiago e suas respostas aí embaixo!

 Eu: Ela vai pegar comida na cozinha pra sempre? Uma vez comeu todo nosso jantar! Tem uma dica?

 Thiago: Olha, Clarinha, um modo simples e objetivo de correção é simplesmente tirar qualquer tipo de alimento do alcance dela.. A Gigi não imagina que está fazendo uma coisa errada, pois os ancestrais dela faziam isso para sobreviver, e nós só imitamos o que nossos parentes mais velhos fazem...

 Imagina o seguinte: Nossa mãe prepara aquele bolo de chocolate, ou alguma coisa que a gente goste muito de comer, e deixa lá na mesa... Mas na verdade a gente não pode comer... É uma tentação, não é? E outra coisa, eles só pegam quando nos distraímos ou não estamos presentes, certo? Porque mesmo sendo seu instinto, de caça e coleta de alimentos, ele sabe que seu dono brigará com ele...

Eu: É normal minha cadela ter esse comportamento agitado? Eu estou sempre com ela, ela não é carente! Mas... Não pára quieta! Será que vai ficar mais calma alguma hora?

Thiago: Em relação aos latidos para os vizinhos e inquietação, isso pode ser resolvido gastando sua energia, ou seja, um animal que andou, correu e brincou num parque, por exemplo, não terá tempo, nem vontade de ficar latindo quando voltar pra casa, ela simplesmente vai querer descansar.

Então, antes do almoço ou no fim do dia, leve-a para passear no parque, interagir com outros cães e pessoas, assim, quanto mais coisas novas ela conhecer, tenho certeza que mais tranqüila e confortável ela ficará com outras pessoas passando pelo portão de casa ou presentes em sua casa.

 Muito bacanas as sugestões, né? Eu já estou praticando e a Gigi já nem late mais tanto! Agora, a gente passeia bem mais! Eu me divirto e ela mais ainda! Foi muito legal essa conversa!

 O que acharam? Será que as dicas podem ajudar seus animaizinhos também?

 Se quiserem saber mais sobre como o Thiago educa os animais e outras sugestões bacanas, esse aqui é o seu blog: 

www.equilibrioem4patas.blogspot.com

Até mais! A Gigi está me esperando para nossa caminhada!

 Clarinha

Conteúdo criativo e imagem desevolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 12h14

Categoria: Boas novas

Vamos ao teatro!

Sexta-feira , 11 de Fevereiro de 2011

 
 

Vamos ao teatro!

Tem uma peça muito legal em cartaz! E eu acho que vou com meus tios e priminho no fim de semana! Oba!

Já foram? Ou já ouviram falar? É a Assembléia dos Bichos!

É da da Claudia Vasconcellos e quem interpreta, de um jeito bem criativo, um monte de animais é a Bendita Trupe! E parece que eles trocam de papéis o tempo todo! Deve ser engraçado! Na história, acontece uma grande reunião bichos da floresta, de diferentes origens e espécies. Mas gente não pode entrar! Está com cara de que alguma confusão deve acontecer!

Vi várias fotos da peça em sites e revistas e o que mais gostei foram as roupas e fantasias dos atores! Tem pé de pato, florzinhas, máscara de mergulho! Tudo muito divertido! Espero que domingo chegue logo! Meu priminho também vai adorar!

Pra quem quiser ir também:

Livraria da Vila - Shopping Cidade Jardim

Endereço: Avenida Magalhães De Castro, 12000
Tel.: (011) 3755-5811

O que acham do programinha? Vocês também gostam de ir ao teatro?

Bom fim de semana pra todo mundo!

Clarinha

 

Conteúdo criativo e imagem desevolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 16h35

Categoria: Programinhas

Um lanche mais verde!

Terça-feira , 08 de Fevereiro de 2011

 
 

Um lanche mais verde!

Oie! Tudo bom? As aulas estão de volta!

Já conheci todos os professores novos, minha turma mudou um pouquinho, estou numa sala diferente! É legal esse comecinho, não é? Fico toda animada! Enquanto não tem provas, nem muitos trabalhos é tudo divertido! Mas... Tem uma parte gostosa que sempre me anima: preparar lanches especias! =) Vocês também levam lanche?

Minha mãe sempre preparou para mim, mas agora eu é que gosto de pensar em coisinhas gostosas para levar! Como comecei a gostar de pesquisar receitinhas de sucos e vitaminas e também de sanduíches e recheios, virou uma diversão inventar lanches! Todo dia penso em uma mistura de frutas ou um patê diferente! Bem gostoso!

E sabem o que reparei? Além de ser mais saudável levar lanchinho feito em casa (coisa que minha mãe diz desde que entrei na escola! hehe), é bem mais amigo do planeta! Já pensaram nisso?

Quando a gente leva garrafinha de suco, a gente vai e volta com ela pra casa, certo? Com isso, a gente já evita de jogar plástico à toa no lixo! E nem precisa comprar sempre caixinha de suco ou garrafinha novas! Por isso, muito material deixa de ser desperdiçado!

Ah e tem mais! O sanduíche ou a maçã vão em potes plásticos com tampa! Os de vocês também? Aí, quando a gente chega em casa, é só lavar! Não precisa jogar nadinha fora! Tudo vai ser usado no dia seguinte de novo!

É... Pensando assim, a gente pode levar um lanche muito mais verde pra escola! =) O que acham?

Ixe! Lembrei que ainda não pensei no suco de amanhã! Vou lá buscar meu livro de receitas! Até mais, pessoal!

Clarinha

Conteúdo criativo e imagem desevolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 16h37

Categoria: Na cozinha

E os 15 sorteados foram...

Quinta-feira , 03 de Fevereiro de 2011

Oba! Um montão de gente participou! Fiquei tão contente! E acho que vocês todos vão adorar o filme! Eu já fui e amei! Minha mãe também se divertiu! Fiz o sorteio pelo site Random.org que gera os números, sabem? Sorteei 15 números e relacionei aos nomes do post! =)

Querem ver quem levou um parzinho de ingressos? Aí vão os nomes! É só mandar um email para mim com o endereço que logo chegam por correio, certo? >> blogverdedaclarinha@uol.com.br

Parabéns a todos que ganharam! =)

Fernanda

Francinne Girão

Mellina Batista

Stella Massonetto

Jepshey Lorena

Maria Clara Lima

Bruno Rodrigues

Carolina Raquel

Isabel

Beatriz Regina

Juliana de Vasconcelos Ferreira 

Tamires

Vitoria Vilas Boas

Duda do amaral 

Eliane 

Ufa! Quanta gente! Não deixem de me enviar o email com endereço, tá?

Obrigada a todos que participaram!

Clarinha

Conteúdo criativo e imagem desevolvidos por Casinha na Árvore

Agradecimento à Playarte Filmes

Por Clarinha às 17h27

Ir para UOL - Crianças

Busca