Blog da Clarinha

Sobre o autor

Clarinha é uma das personagens da Casinha na Árvore, uma garota esperta e vaidosa que pensa como uma adulta dentro de um corpinho de 1,25m. Ela tem 9 anos, uma flor no cabelo e adorar dar alguma ideia ou sugestão. Essa mocinha tem mesmo muito a ensinar, principalmente sobre sustentabilidade. Essa palavra complicada fica fácil com suas idéias. Ela, como toda a Turma da Árvore, está sempre procurando formas de cuidar da natureza. Suas especialidades são quitutes e guloseimas saudáveis, passeios ao ar livre, arte que vem da reciclagem e coisas que podem até parecer muito para meninas, mas como são ecológicas e originais, os meninos também não resistem e caem na brincadeira.

Saiba o que é a Casinha na Árvore

Creme de goiaba pra aquecer a tarde!

Terça-feira , 23 de Agosto de 2011

 
 

Creme de goiaba pra aquecer a tarde!

 

Olá, olá, pessoal! Tudo bem com todo mundo?

Ontem à tarde, naquele superfrio, eu estava passando umas horinhas na casa de um amigão aqui da vila. Às segundas, é por lá que faço minha lição e passo algumas horas inventando brincadeiras! No meio da tarde, deu a maior vontade de comer um doce gostoso pra dar energia! Aí... A mãe do meu amigo, a Tia Moema, logo escolheu uma receita! Já fizeram creme de goiaba para comer com queijo branco?

A combinação é a mais famosa, né? Vocês gostam? Sabiam que tem um jeito bem fácil de fazer em casa? Com pouco açúcar e muito saudável!

Preparo rapidinho:

A Tia Moema me ensinou uma receitinha de seis goiabas que rende uma boa tigela de creme. Pra fazer, a gente vai colocar em uma panela (com muita ajuda da mamãe, avó, pai) os seis recheios de goiaba vermelhona picadinhos, uma colherzinha de açúcar (ela usou o orgânico) e suco de meio limão. Lembram-se da história da pectina? O limão ajuda a dar consistência ao creme, a gente também deve colocar sempre em geléias.

São só esses os ingredientes! Vamos mexer e deixar a goiaba cozinhar até ficar tudo bem cremoso. Mas não precisa deixar muito tempo! Assim, a gente ainda preserva as vitaminas da goiaba, né? Rapidinho o creme já vai ficar gostoso e perfumado. Tentem fazer!

Aí, a gente coloca o creme quentinho em potes de vidro e serve com um bom pedaço de queijo em cima! Que delícia! Uma sobremesa com bastante vitamina C, sais minerais e cálcio! Daquelas pra espantar qualquer gripe e nos encher de energia!

Vamos aproveitar que a goiaba é uma das frutas da época! Querem saber quais são as outras? Venham aqui!

 Bom apetite, amigos!

 Clarinha

Conteúdo criativo e imagens desevolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 14h39

Categoria: Na cozinha

Faz de conta reciclado! :)

Terça-feira , 16 de Agosto de 2011

 
 

Faz de conta reciclado! :)

Olá, amigas e amigos de blog! Novidades por aí? Eu tenho uma bem legal!

Vocês se lembram do supercastelo de caixa de sapato, cereal e outras embalagens que fiz com uma amiga? (Não? Clique aqui pra ver de novo essa ideia de brincadeira!) Então... O meu continua bonitão e montado aqui no meu quarto. Cada vez que leio uma história nova sobre reis, rainhas e princesas, crio um elemento novo pra aumentar o cenário! Já tem carruagem, pontes, torres bem altas e até um canhão feito de embalagem de desodorante! Coisa do meu primo que veio me visitar outro dia.

Aí, procurando atividades legais pela internet com minha mãe... Encontrei uma coisa demais para completar a brincadeira: coroas feitas com rolinho de papelão! A ideia não é muito criativa? Não que eu vá fazer pra brincar aqui em casa... Mas a gente achou muito legal para deixar uma festinha de aniversário mais divertida! O faz de conta reciclado ficou ainda mais legal!

Eu e minha mãe já vamos começar a juntar os rolinhos! No próximo mês, é aniversário de uma amiguinha mais nova... E adivinhem? Vamos oferecer um monte de coroinhas para as crianças convidadas colorirem na festa!

Eu adorei essa invenção! E está fácil, fácil aprender a fazer neste site legal aqui, o Vila do Artesão.

Que tal fazer também? Vamos lá! Tudo pode ganhar vida nova e ficar mais divertido!

Boa criação, pessoal!

Clarinha

Conteúdo criativo e imagens desevolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 18h37

Categoria: No ateliê

Dica de presente: lembrança no potinho!

Sexta-feira , 12 de Agosto de 2011

Olá, pessoal! Tenho uma sugestão de presente criativo para o Dia dos Pais!

Fiz vários potes desses para presentear o meu! Vocês já têm uma surpresa preparada? É bem fácil essa atividade! Dá pra fazer com embalagens plásticas de vários tamanhos e formatos e também reaproveitar um monte de papéis de presente e recortes de revista! Fica bem divertido! Espero que gostem!

Para aprender como faz, é só  clicar aqui!

Boa criação! Um superdia dos Pais para todos!

Clarinha

Conteúdo criativo e imagens desevolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 18h06

Receitinha original: pé de moleque com sementes de abóbora!

Segunda-feira , 08 de Agosto de 2011

 
 

Receitinha original: pé de moleque com sementes de abóbora!

Ei, amigos de blog! Tudo bom com todo mundo?

Estão com lápis e  caderno de receita por perto? Vim contar uma receitinha deliciosa e original que aprendi com a nutricionista Camila!

Ela é craque em ensinar receitas saborosas e nutritivas que aproveitam tudinho nos alimentos! Esses dias, ela me deu essa dica: colocar sementes de abóbora no pé de moleque! Sementes de abóbora? Isso é bom? Estranhei no começo, mas logo lembrei que a mamãe já me ofereceu essas sementinhas crocantes em um lanche da tarde. São bem saborosas e têm muita vitamina E! Ela me contou que fazem muito bem! Legal, né? Até a semente pode ser aproveitada!

A nutricionista Camila me passou direitinho como faz cada etapa da receita! Vamos anotar?

Ingredientes

1 xícara (chá) de sementes de abóbora torrada

1 xícara (chá) de amendoim torrado e sem pele

2 xícaras (chá) de açúcar

2 colheres (sopa) de chocolate em pó

2 latas de leite condensado

Manteiga para untar

1 colher (café) de sal rasa

Como preparar:

 Sementes de abóbora

 1. Lave bem as sementes em água corrente

2. Deixe secar por 24 horas

3. Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos, ou até as sementes ficarem torradas e crocantes.

4. Reserve.

 Pé-de-moleque

 1. Em uma panela antiaderente, leve o açúcar, as sementes de abóbora torradas, o amendoim e o chocolate em pó, em fogo baixo. Mexa sempre até o açúcar derreter e ficar em ponto de caramelo, sem deixar escurecer. Acrescente o leite condensado em fio e mexa com uma colher de cano longo por aproximadamente 10 minutos, ou até que a massa se desprenda do fundo da panela.

 2. Unte com manteiga uma superfície lisa – mármore ou uma assadeira – e despeje a mistura, nivelando-a com uma espátula ou rolo de massa. Deixe esfriar bem e depois corte a massa em losangos ou quadrados.

Dica especial: para um pé-de-moleque de consistência mais suave, junte ao amendoim caramelado uma xícara (chá) de leite e mexa bem, até os grumos de açúcar diluírem por completo. Junte o leite condensado e continue a receita acima. Outra dica é utilizar uma colher de material que suporte altas temperaturas, uma vez que o caramelo é muito quente! ( Essa parte é só da mamãe, viu?)

Tempo de preparo: 15 minutos

Rendimento: 12 porções

 Não parece uma delícia? Estou pensando em fazer um pote recheado desses docinhos para o meu pai no domingo! Minha mãe também ficou animada com a receita!

 Ah! A Camila mandou um recadinho bem legal: neste sábado, dia 13.08, vai ter uma Oficina de Alimentação Saudável no Instituto Baraeté (em São Paulo). Neste curso, pais, mães, tios vão poder aprender com ela uma porção de maneiras apetitosas de aproveitar bem os alimentos e conhecer seus nutrientes!

Bom apetite para todos!

Clarinha

Conteúdo criativo e imagens desevolvidos por Casinha na Árvore

Agradecimento especial à Camila Maria da Silva e ao Instituto Baraeté

Por Clarinha às 17h13

Categoria: Na cozinha

Vamos ao resultado do sorteio?

Quarta-feira , 03 de Agosto de 2011

 
 

Vamos ao resultado do sorteio?

Pessoal, acabei de realizar o sorteio no site random.org! E o número que saiu foi o 25 que corresponde ao comentário da Márcia, lá de Santa Catarina! Ela contava que levaria frutas, lanches saudáveis e lãs para praticar sua diversão e que a sacolinha iria curtir uma boa praia em Camboriú! Que sorte dessa sacolinha, hein?

Amigos leitores, eu preciso agradecer muito, muito a participação de vocês! Foi legal demais ler cada comentário e ver quanta coisa carinhosa e boa para a natureza vocês levariam nessa bolsa!  A sacola vai seguir viagem pra Santa Catarina, mas as boas atitudes se espalharam para muita gente! :)

Parabéns pra você, Márcia! Vou mandar um e-mail para você me enviar seu endereço, tá?

Muito obrigada e um beijinho,

Clarinha

Conteúdo criativo e imagens desevolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 19h56

Categoria: Boas novas
Ir para UOL - Crianças

Busca