Blog da Clarinha

Sobre o autor

Clarinha é uma das personagens da Casinha na Árvore, uma garota esperta e vaidosa que pensa como uma adulta dentro de um corpinho de 1,25m. Ela tem 9 anos, uma flor no cabelo e adorar dar alguma ideia ou sugestão. Essa mocinha tem mesmo muito a ensinar, principalmente sobre sustentabilidade. Essa palavra complicada fica fácil com suas idéias. Ela, como toda a Turma da Árvore, está sempre procurando formas de cuidar da natureza. Suas especialidades são quitutes e guloseimas saudáveis, passeios ao ar livre, arte que vem da reciclagem e coisas que podem até parecer muito para meninas, mas como são ecológicas e originais, os meninos também não resistem e caem na brincadeira.

Saiba o que é a Casinha na Árvore

É hora de revelar a ganhadora!

Quinta-feira , 22 de Setembro de 2011

 
 

É hora de revelar a ganhadora!

Parabéns, Karin! As sementes de flores, avental e ferramentas para o cultivo vão para você! :)

Agora, com um canteiro bem bonito e colorido, quem sabe não faz amizade com novos passarinhos? Muito legal a sua lembrança! Fiquei imaginando como deveria ser gostoso acompanhar a vida dos passarinhos na árvore! Que legal cuidar deles livres, né?

Amanda, Giovanna, Djamilly, Tati, Duda, Gabi, Letícia, Jéssica, Gabriela, Juliana, Maria Luisa, Melissa,  eu fiquei muito contente com a participação de vocês! Tanta história legal que contaram! Adorei saber do balanço, da sombra relaxante, da distribuição de mudinhas na praça, da árvore na casa da avó... Quantas boas amigas árvores! Foi um jeito muito legal de comemorar o seu dia!

Obrigada e um beijo pra todas!

Clarinha

Conteúdo criativo e imagens desevolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 08h53

O Dia da Árvore está chegando! Vamos ter sorteio pra comemorar!

Quarta-feira , 14 de Setembro de 2011

 
 

O Dia da Árvore está chegando! Vamos ter sorteio pra comemorar!

Amigos de blog, tudo bem com todo mundo? Dia 21 de Setembro, data em que comemoramos o dia de todas as árvores, está logo aí!

Para comemorar, pensei em compartilharmos histórias divertidas e marcantes em torno de árvores queridas! Quem não se lembra com carinho de uma super árvore no parque que já fez sombra para muita brincadeira? Ou aquela árvore antiga na casa da avó que tem balanço pendurado? Já sei... Ou adora uma árvore frutífera na escola que de tempos em tempos deixa os recreios ainda mais gostosos?

Pra mim, o momento mais especial com uma árvore amigona foi o dia em que construímos uma casinha na árvore com a turma da vila! A mangueira linda, cheia de galhos largos e baixos, com a ajuda do pai do Tuca, ganhou uma casinha, ou melhor, um terracinho e uma escada! Naquelas férias, foi uma diversão só! Todo dia a gente inventava uma brincadeira diferente!

E você? Qual memória gostaria de compartilhar? Até o dia 21 você pode deixar seu relato aqui nos comentários!

Vamos encher o post de cenas boas e com muitas árvores! Aí, no dia especial, que será na próxima quarta, um dos participantes será sorteado!

O presente? Um kit lindo de jardinagem da marca caprichosa A de Aurélia, com direito a avental (bordado em francês!), ferramentas e sementes de florzinha para você plantar em volta de sua árvore querida! Que tal?

Vamos participar, pessoal!

Até mais e boas histórias,

Clarinha

Conteúdo criativo e imagens desevolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 15h42

Vamos ao resultado do sorteio?

Quarta-feira , 03 de Agosto de 2011

 
 

Vamos ao resultado do sorteio?

Pessoal, acabei de realizar o sorteio no site random.org! E o número que saiu foi o 25 que corresponde ao comentário da Márcia, lá de Santa Catarina! Ela contava que levaria frutas, lanches saudáveis e lãs para praticar sua diversão e que a sacolinha iria curtir uma boa praia em Camboriú! Que sorte dessa sacolinha, hein?

Amigos leitores, eu preciso agradecer muito, muito a participação de vocês! Foi legal demais ler cada comentário e ver quanta coisa carinhosa e boa para a natureza vocês levariam nessa bolsa!  A sacola vai seguir viagem pra Santa Catarina, mas as boas atitudes se espalharam para muita gente! :)

Parabéns pra você, Márcia! Vou mandar um e-mail para você me enviar seu endereço, tá?

Muito obrigada e um beijinho,

Clarinha

Conteúdo criativo e imagens desevolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 19h56

Na minha sacolinha tem... (Sorteio!)

Quarta-feira , 27 de Julho de 2011

 

Pessoal, tenho boas novas! Ganhei um presente bonito e criativo! Mas... Não é para mim! É pra vocês!

Sorteio à vista!

Estão vendo a sacolinha de tecidos coloridos e toda divertida na foto? É uma mini sacola de frutas, daquelas que nossas mães usavam para ir ao mercado ou à feira, sabem? E que, ainda bem, estão voltando a fazer parte da nossa rotina! Saquinhos de plástico, fiquem bem longe!  Essa bolsinha combina com compras gostosas e saudáveis, mas também com passeios divertidos!

Quem vai presentear um dos leitores do blog é a marca A Sacoleira, que costura com bastante carinho e manualmente cada uma. Legal, né? Aí... Pensei numa coisa: o que a gente pode levar de gostoso e saudável dentro da sacolinha? Para participar do sorteio, é só entrar na brincadeira!

Vamos compartilhar ideias divertidas e gostosas pra gente e para o Planeta!

"Na minha sacolinha tem... Passeios de bicicleta no parque, lanche com saladinha de frutas coloridas embaixo da árvore, brincadeiras com a minha cadela Gigi, diversões de fim de semana no bosque da vila e luz apagada! "  Uau! Que sacola recheada de coisas bacanas!

E na de vocês? :) Venham participar!

A frase será sorteada, tudo bem? Porque tenho certeza que todos os recheios de sacolinha serão demais! Não deixem de colocar o nome e e-mail no comentário! Está valendo até a próxima quarta-feira (dia 3.08). Presente de volta às aulas!

 

Até mais! Hoje vou para uma contação de histórias com dedoche! Conto amanhã como foi!

Clarinha

Conteúdo criativo e imagens desevolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 13h26

Acho que Gigi tem um novo amigo! E é um gatinho!

Segunda-feira , 23 de Maio de 2011

Ei, amigos de blog! Como vai todo mundo?

Ufa! Como senti falta de dar pulinhos por aqui e compartilhar o que ando fazendo! Desculpem o sumiço, amigos! Mas estou de volta! =)

Vocês se lembram da minha cadelinha Gigi? É, minha vira lata linda que ganhei no ano passado! Estão todos lembrados que precisei de algumas dicas do meu amigo Thiago, que é educador de animais? Dá para rever aqui esse post! 

Então, depois disso, a Gigi, minha melhor amiga cadelinha, ficou bem mais calma e comportada! As caminhadas diárias fizeram super bem a ela! Na verdade, a nós duas! A gente tem se divertido!

 Mas... Surgiu uma novidade! Um vizinho da vila, super amigo da família, adotou um gatinho!

Ele é uma graça, todo fofo e ainda filhote. Mas... Fiquei na maior dúvida sobre a reação da minha Gigi! Sempre ouvi falar que gato e cachorro não se dão lá muito bem... Aí, fui escrever para o Thiago! Achei as dicas tão bacanas que pensei em compartilhar! Talvez estejam passando por isso também, não é?

 Foi assim a nossa conversa:

 Eu: Puxa, Thiago, agora que a Gigi está toda calminha e bem comportada, chegou um gato na vila! Ele é uma gracinha... Mas será que os dois vão se dar bem? A Gigi vai estranhar esse novo amigo?

Thiago: Olá, Clarinha! Não fique tão preocupada... Eles podem se dar super bem, o importante é saber como fazer a aproximação. Entende?

Eu: Hum... Como eu devo apresentar esse novo amigo? Sempre ouvi que gato e cachorro nunca se dão bem! Mas eles vão morar tão perto... A Gigi sempre passeia no pátio da vila... E o gatinho também mora aqui, né?

Thiago: Olha, Clarinha... Vamos começar pensando assim: cães e gatos não são inimigos! Às vezes, nossa própria reação faz com que os peludos não se dêem bem entre eles. O mais legal é apresentar a Gigi ao seu amigo novo aos poucos. É dessa forma que a amizade entre eles vai acontecer!

Faça carinho, dê petiscos, elogie a Gigi sempre que ela vir o gatinho. Imagine que dessa forma, sua cachorrinha associará o gatinho a coisas boas, e assim eles poderão ser bons amigos! Mas o mais importante, é fazer tudo isso quando a Gigi estiver calma! Não tente essaaproximação quando ela estiver latindo para o gatinho ou entenderá que o gatinho é uma ameaça. Não é mesmo?

Assim que a Gigi entender que o gatinho é amigável, você poderá passear tranquilamente com ela! Não terá problema algum quando se cruzarem na vila! Serão amigos!

Tem mais! Você pode, com o tempo, associar a palavra AMIGO toda vez que gigi ver o gatinho. Isso pode ser sempre associado a um agrado! Com o tempo essa palavra se tornará um comando bacana para que ela entenda que, não só esse gatinho, mas que outros que ela possa encontrar, podem ser amigáveis. =) Legal, não é?

---

Foi bem legal poder contar com seus conselhos! Muito obrigada de novo, Thiago! A Gigi também agradece! Fui logo apresentá-los do jeitinho que ele recomendou! E... Não é que a amizade já está começando? Muito bacana!

Espero que as dicas também sejam legais para vocês! Como andam os animais de estimação queridos de todo mundo?

Até mais,

Clarinha

Conteúdo criativo e imagens desevolvidos por Casinha na Árvore

 

Por Clarinha às 17h33

Boa notícia: biscoitinhos da Ana Karina!

Segunda-feira , 25 de Abril de 2011

 
 

Boa notícia: biscoitinhos da Ana Karina!

E aí, pessoal? Como foi o feriado de vocês? Muita brincadeira, muito passeio, muitas comidinhas gostosas? Aqui teve tudo isso! E também teve diversão na casa dos primos e uma tarde bem legal na casa da minha Bisa. Espero que também tenham aproveitado!

Ah! Olha só a surpresinha que recebi agora no meu email: biscoitinhos da Kari e sua filhinha feitos com as forminhas do sorteio!

Elas queriam compartilhar que a receita deu certinho! Fizeram aquela aí debaixo que poderia ser com limão, laranja ou côco! (Clique aqui para rever!)Escolheram côco ralado e também pincelaram um pouquinho de chocolate! Hum... Ficou com uma cara bem boa, né? Oba, Ana Karina e Clarinha! Deve ter sido bem legal fazer esses desenhinhos com as formas!

Adorei saber que aprovaram a receitinha! Muito legal! =)

Boa semana pra todo mundo! Loguinho, tem dica de atividadade com recicláveis! Direto do ateliê!

Clarinha

Conteúdo criativo e imagens desevolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 18h04

Flores de garrafa! Querem ver?

Segunda-feira , 14 de Março de 2011

 
 

Flores de garrafa! Querem ver?

Bom dia, bom dia, pessoal! Como vai todo mundo?

Fiquei muito tempo sem passar por aqui, não é? Estava cheia de saudades! Mas... Para compensar a semaninha longe, tenho superboas novas! E também um novo sorteio muito legal! =)

Esse fim de semana fui passear com a minha mãe. A gente andou um monte por uma feira cheia de criações de artistas e designers (que são aquelas pessoas que criam objetos, móveis, acessórios, sabem?) Eu vi muita coisa criativa e diferente! Claro que levei minha máquina, já imaginava que acharia coisas bem legais para mostrar também pra vocês.

Aí, no meio do passeio, achei essas flores lindas feitas de garrafa pet! Demais! Vocês viram o arranjo para mesa? E as fivelinhas? Parecem com as que eu sempre uso no cabelo. Fui na hora saber mais sobre essas criações! Conheci a Marina, uma das artistas que cria tudo isso. Ela faz parte do Kazari Atelier, que também é de mais dois amigos seus. Pessoal, é tudo muito bonito! E o mais legal: eles reaproveitam milhares de garrafa pet! Ela me contou que fizeram um trabalhão grandão, onde usaram mais de 90 mil! Não é ótimo? A natureza deve adorar também essas criações. Eu queria ver tudo! Achei muto bonito!

Falei do blog, dos sorteios e... Essas fivelinhas lindas, também feitas de pet, serão de uma de vocês! É só dexar comentário com nome e email aqui nesse post. Tudo bem? O sorteio será na próxima segunda!

Ah! Se gostarem de tudo isso, posso pedir para Marina ensinar alguma coisinha para gente! O que acham?

Até mais e boa sorte,

Clarinha

++ Sorteio realizado! ++

Conteúdo criativo e imagens desevolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 10h29

Dicas para os amigos de 4 patas!

Terça-feira , 15 de Fevereiro de 2011

 
 

Dicas para os amigos de 4 patas!

 Oi, pessoal! Tudo bem com todo mundo?

 Eu não sei se já contei aqui... Mas no meu último aniversário, ganhei uma cadelinha linda! Ela é linda, companheira e vira-lata. Agora já está grandinha, é toda malhada e virou minha irmã, estamos sempre juntas! Companhia para os piqueniques, para as visitas às casas dos amigos, para as nossas viagens à praia!

 Mas... Eu ando bem preocupada com uma coisa: minha mãe tem reclamado, porque a Gigi anda pegando coisas demais na cozinha, tem horas que ela late sem parar para os vizinhos que passam pela porta e não há jeito de ensiná-la a ficar quietinha em sua cama! Almoço ou jantar é sempre aquela bagunça! Mas, eu gosto tanto dela que não posso nem imaginar ficar longe, preciso muito que a Gigi seja educada!

 Vocês também precisaram educar seu cão ou gatinho?

 Esses dias eu descobri que tem pessoas que sabem direitinho como conversar e ensinar os animais!  Procurei em sites e achei um amigo que pode ajudar a Gigi e minha família! É o Thiago! Ele é educador de animais e já me deu muitas dicas legais! Olha só as perguntas que eu mandei para o Thiago e suas respostas aí embaixo!

 Eu: Ela vai pegar comida na cozinha pra sempre? Uma vez comeu todo nosso jantar! Tem uma dica?

 Thiago: Olha, Clarinha, um modo simples e objetivo de correção é simplesmente tirar qualquer tipo de alimento do alcance dela.. A Gigi não imagina que está fazendo uma coisa errada, pois os ancestrais dela faziam isso para sobreviver, e nós só imitamos o que nossos parentes mais velhos fazem...

 Imagina o seguinte: Nossa mãe prepara aquele bolo de chocolate, ou alguma coisa que a gente goste muito de comer, e deixa lá na mesa... Mas na verdade a gente não pode comer... É uma tentação, não é? E outra coisa, eles só pegam quando nos distraímos ou não estamos presentes, certo? Porque mesmo sendo seu instinto, de caça e coleta de alimentos, ele sabe que seu dono brigará com ele...

Eu: É normal minha cadela ter esse comportamento agitado? Eu estou sempre com ela, ela não é carente! Mas... Não pára quieta! Será que vai ficar mais calma alguma hora?

Thiago: Em relação aos latidos para os vizinhos e inquietação, isso pode ser resolvido gastando sua energia, ou seja, um animal que andou, correu e brincou num parque, por exemplo, não terá tempo, nem vontade de ficar latindo quando voltar pra casa, ela simplesmente vai querer descansar.

Então, antes do almoço ou no fim do dia, leve-a para passear no parque, interagir com outros cães e pessoas, assim, quanto mais coisas novas ela conhecer, tenho certeza que mais tranqüila e confortável ela ficará com outras pessoas passando pelo portão de casa ou presentes em sua casa.

 Muito bacanas as sugestões, né? Eu já estou praticando e a Gigi já nem late mais tanto! Agora, a gente passeia bem mais! Eu me divirto e ela mais ainda! Foi muito legal essa conversa!

 O que acharam? Será que as dicas podem ajudar seus animaizinhos também?

 Se quiserem saber mais sobre como o Thiago educa os animais e outras sugestões bacanas, esse aqui é o seu blog: 

www.equilibrioem4patas.blogspot.com

Até mais! A Gigi está me esperando para nossa caminhada!

 Clarinha

Conteúdo criativo e imagem desevolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 12h14

Recebi a árvore da Fernanda! Manda a sua também!

Quinta-feira , 02 de Dezembro de 2010

 
 

A árvore da Fernanda! Manda a sua também!

Oi, pessoal! Como vai todo mundo? Tenho uma boa novidade!

Estou passando rapidinho para contar que a Fernanda, leitora-amiga aqui do blog, me enviou fotos da sua árvore calendário do advento! Lembra que eu coloquei como faria a minha aqui? Ela logo criou uma e me mandou fotos para mostrar para vocês!

Eu adorei! Ela usou materiais que sobraram de um trabaho! Como isopor, graminha e miçangas. Também não comprou nadinha. São 23 flores! Ela prega uma a cada dia com alfinete. Aí, no dia 24, a estrela na ponta!

Adorei poder ver a árvore da Fernanda! Quer me enviar os enfeites de Natal que você criou também? Ensina para a gente como fez!

Meu email vocês já sabem, né?

blogverdedaclarinha@uol.com.br

Até mais! Bom fim de semana!

Clarinha

Por Clarinha às 12h29

Concurso Seis Razões!

Sexta-feira , 20 de Agosto de 2010

 
 

Concurso Seis Razões!

Boa sexta, pessoal! Tudo bem com todo mundo?

Quem já foi conferir minha listinha de livros mais legais da Bienal de SP? São dez livros que contam histórias muito divertidas e bem bonitas sobre o meio-ambiente. Acho que também vão gostar! E aqui no blog, tenho uma boa novidade pra contar! Um amigo ou amiga  pode ter no quarto a coleção inteirinha Seis Razões da Coleção Escritinha! Pessoal, eu tenho os cinco livros e gosto muito. Como falei no álbum, esses cinco livros ensinam muitas atividades divertidas, têm um monte de informações legais para trabalhos de escola, têm desenhos lindos e em papel reciclado!

Como vai ser o concurso? Todo mundo vai ter que mostrar a cratividade e enviar um desenho ou uma foto de um brinquedo ou personagem criado com material reciclado! O que acham? Vou publicar todos os projetos de vocês aqui! Assim, a gente mostra um monte de jeitos legais de reaproveitar materiais. =) E então, o mais divertido, criativo e bem amigo da natureza, vai ser o ganhador da coleção!

Uma mudança importante: Como tem bastante gente que não tem como mandar fotinho, vamos fazer assim: vale também mandar para o meu e-mail um passo-a-passo de como fazer o brinquedo ou personagem! Pode ser? É só descrever direitinho a sua idéia, como se estivesse ensinando um amigo a fazer! Não é obrigatório mandar a foto, só se você puder. Assim, todo mundo pode concorrer!

Todo mundo tem até a próxima sexta para enviar o seu desenho ou foto! É só enviar para o meu e-mail com o seu nome completo.  blogverdedaclarinha@uol.com.br

Oba! Eu vou fazer um também! Só pra incentivar todo mundo a participar! Mostro minha idéia na terça-feira!

Boa sorte e muita criatividade, pessoal!

Clarinha

 Conteúdo criativo e ilustração desenvolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 12h09

Ir para UOL - Crianças

Busca