Blog da Clarinha

Sobre o autor

Clarinha é uma das personagens da Casinha na Árvore, uma garota esperta e vaidosa que pensa como uma adulta dentro de um corpinho de 1,25m. Ela tem 9 anos, uma flor no cabelo e adorar dar alguma ideia ou sugestão. Essa mocinha tem mesmo muito a ensinar, principalmente sobre sustentabilidade. Essa palavra complicada fica fácil com suas idéias. Ela, como toda a Turma da Árvore, está sempre procurando formas de cuidar da natureza. Suas especialidades são quitutes e guloseimas saudáveis, passeios ao ar livre, arte que vem da reciclagem e coisas que podem até parecer muito para meninas, mas como são ecológicas e originais, os meninos também não resistem e caem na brincadeira.

Saiba o que é a Casinha na Árvore

Novidade para anotar no caderno de receita!

Segunda-feira , 03 de Outubro de 2011

 
 

Novidade para anotar do caderno de receita!

Oi, pessoal! Tudo bem com todo mundo?

Depois de um fim de semana gostoso na casa dos meus avós, vim contar um segredinho da cozinha da minha avó, mãe da minha mãe! Acho que ela vai ficar orgulhosa de ver a receitinha sustentável e saudável dela aqui no blog! Surpresa!

No sábado, ela me chamou para ajudá-la a preparar o almoço. Topei e achei a ideia divertida! Na bancada da cozinha, logo encontrei um monte de beterrabas cheias de folhagem bem verdes. Achei que faríamos uma salada de rodelas com cebolas, mas... Não era só isso! Minha avó me contou que não faríamos só a salada, mas também aproveitaríamos todas as folhas para um outro prato! Acreditam nisso? Achei superoriginal e muito gostoso!

As folhas da beterraba têm ainda mais nutrientes que o próprio legume, são muito ricas em fibras e boas para digestão. A gente deve aproveitar as folhas bem verdinhas e crocantes! Elas são saborosoas para comermos refogadas, no omelete e em bolinhos. Legal, não é? Lá fomos nós prepararmos a receita para acompanhar o almoço!

A vovó escolheu fazê-las refogadas no azeite, com cebola roxa cortada e tomate. Tudo bem fresquinho! Primeiro, a gente lavou muito bem as folhas, a cebola e o tomate. E então, tudo foi cortado em tirinhas! Essa parte ficou para minha avó. Aí, ela colocou um pouco de azeite em uma panela, despejou as cebolas roxas, depois as folhas verdinhas e por último o tomate. Vocês vão ver que as folhas diminuem bastante de tamanho! Colocamos no final um pouquinho de sal e estava prontinho!

Essa receita original acompanha superbem batata, arroz e até macarrão! Fica uma delícia! Quando servimos no almoço, meus primos que não sabiam o que era, mal acreditaram que as folhas da beterraba poderiam ficar tão gostosas!

Não é legal aproveitarmos assim tão bem os alimentos? Vamos deixar esse ingrediente nutritivo bem longe do lixo!

Beijinho e bom apetite,

Clarinha

Conteúdo criativo e imagens desevolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 15h59

Creme de goiaba pra aquecer a tarde!

Terça-feira , 23 de Agosto de 2011

 
 

Creme de goiaba pra aquecer a tarde!

 

Olá, olá, pessoal! Tudo bem com todo mundo?

Ontem à tarde, naquele superfrio, eu estava passando umas horinhas na casa de um amigão aqui da vila. Às segundas, é por lá que faço minha lição e passo algumas horas inventando brincadeiras! No meio da tarde, deu a maior vontade de comer um doce gostoso pra dar energia! Aí... A mãe do meu amigo, a Tia Moema, logo escolheu uma receita! Já fizeram creme de goiaba para comer com queijo branco?

A combinação é a mais famosa, né? Vocês gostam? Sabiam que tem um jeito bem fácil de fazer em casa? Com pouco açúcar e muito saudável!

Preparo rapidinho:

A Tia Moema me ensinou uma receitinha de seis goiabas que rende uma boa tigela de creme. Pra fazer, a gente vai colocar em uma panela (com muita ajuda da mamãe, avó, pai) os seis recheios de goiaba vermelhona picadinhos, uma colherzinha de açúcar (ela usou o orgânico) e suco de meio limão. Lembram-se da história da pectina? O limão ajuda a dar consistência ao creme, a gente também deve colocar sempre em geléias.

São só esses os ingredientes! Vamos mexer e deixar a goiaba cozinhar até ficar tudo bem cremoso. Mas não precisa deixar muito tempo! Assim, a gente ainda preserva as vitaminas da goiaba, né? Rapidinho o creme já vai ficar gostoso e perfumado. Tentem fazer!

Aí, a gente coloca o creme quentinho em potes de vidro e serve com um bom pedaço de queijo em cima! Que delícia! Uma sobremesa com bastante vitamina C, sais minerais e cálcio! Daquelas pra espantar qualquer gripe e nos encher de energia!

Vamos aproveitar que a goiaba é uma das frutas da época! Querem saber quais são as outras? Venham aqui!

 Bom apetite, amigos!

 Clarinha

Conteúdo criativo e imagens desevolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 14h39

Receitinha original: pé de moleque com sementes de abóbora!

Segunda-feira , 08 de Agosto de 2011

 
 

Receitinha original: pé de moleque com sementes de abóbora!

Ei, amigos de blog! Tudo bom com todo mundo?

Estão com lápis e  caderno de receita por perto? Vim contar uma receitinha deliciosa e original que aprendi com a nutricionista Camila!

Ela é craque em ensinar receitas saborosas e nutritivas que aproveitam tudinho nos alimentos! Esses dias, ela me deu essa dica: colocar sementes de abóbora no pé de moleque! Sementes de abóbora? Isso é bom? Estranhei no começo, mas logo lembrei que a mamãe já me ofereceu essas sementinhas crocantes em um lanche da tarde. São bem saborosas e têm muita vitamina E! Ela me contou que fazem muito bem! Legal, né? Até a semente pode ser aproveitada!

A nutricionista Camila me passou direitinho como faz cada etapa da receita! Vamos anotar?

Ingredientes

1 xícara (chá) de sementes de abóbora torrada

1 xícara (chá) de amendoim torrado e sem pele

2 xícaras (chá) de açúcar

2 colheres (sopa) de chocolate em pó

2 latas de leite condensado

Manteiga para untar

1 colher (café) de sal rasa

Como preparar:

 Sementes de abóbora

 1. Lave bem as sementes em água corrente

2. Deixe secar por 24 horas

3. Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos, ou até as sementes ficarem torradas e crocantes.

4. Reserve.

 Pé-de-moleque

 1. Em uma panela antiaderente, leve o açúcar, as sementes de abóbora torradas, o amendoim e o chocolate em pó, em fogo baixo. Mexa sempre até o açúcar derreter e ficar em ponto de caramelo, sem deixar escurecer. Acrescente o leite condensado em fio e mexa com uma colher de cano longo por aproximadamente 10 minutos, ou até que a massa se desprenda do fundo da panela.

 2. Unte com manteiga uma superfície lisa – mármore ou uma assadeira – e despeje a mistura, nivelando-a com uma espátula ou rolo de massa. Deixe esfriar bem e depois corte a massa em losangos ou quadrados.

Dica especial: para um pé-de-moleque de consistência mais suave, junte ao amendoim caramelado uma xícara (chá) de leite e mexa bem, até os grumos de açúcar diluírem por completo. Junte o leite condensado e continue a receita acima. Outra dica é utilizar uma colher de material que suporte altas temperaturas, uma vez que o caramelo é muito quente! ( Essa parte é só da mamãe, viu?)

Tempo de preparo: 15 minutos

Rendimento: 12 porções

 Não parece uma delícia? Estou pensando em fazer um pote recheado desses docinhos para o meu pai no domingo! Minha mãe também ficou animada com a receita!

 Ah! A Camila mandou um recadinho bem legal: neste sábado, dia 13.08, vai ter uma Oficina de Alimentação Saudável no Instituto Baraeté (em São Paulo). Neste curso, pais, mães, tios vão poder aprender com ela uma porção de maneiras apetitosas de aproveitar bem os alimentos e conhecer seus nutrientes!

Bom apetite para todos!

Clarinha

Conteúdo criativo e imagens desevolvidos por Casinha na Árvore

Agradecimento especial à Camila Maria da Silva e ao Instituto Baraeté

Por Clarinha às 17h13

Bolo de mandioca decorado! Tem plaquinha pra vocês!

Sexta-feira , 10 de Junho de 2011

 
 

Bolo de mandioca decorado! Tem plaquinha pra vocês!

Ei, pessoal! Como foi a semana de vocês? Aqui vai tudo bem! Na escola, estou tendo provas, então... Tenho estudado bastante!

Mas... Ontem, eu e a minha mãe arranjamos um tempinho pra preparar um bolo de mandioca decorado para mostrar pra vocês e também levar na festinha do bosque! A gente escolheu fazer de mandioca, porque está na época da colheita, então, minha mãe disse que está mais gostosa e nutritiva! E eu acho uma delícia! O bolo fica molhadinho e macio.  Sabiam que a mandioca também pode ser chamada de macaxeira, aipim, castelinha, macamba? Legal, né? Depende da região do Brasil! Aqui, eu sempre falei mandioca! E acho muito bacana saber que ela é uma raíz! =) Bem saudável e cheia de vitamina e sais minerais!

Vamos à receita? Primeiro a gente prepara o bolo gostoso e facinho. Aí, depois... A gente decora com enfeites no palito! Esse é o presentinho pra vocês!

Ingredientes:

500g de mandioca cozida

50g de manteiga

200g de açúcar

15g de fermento

4 ovos

50g de côco ralado

Como preparar:

A gente bate a mandioca cozidinha, o açúcar e a manteiga no liquidificador até ficar tudo bem cremoso. Certo? Aí, coloca o fermento, o côco e mistura. Toda essa massa vai para um refratário (minha mãe disse que toda mãe sabe como é). Depois disso, a gente coloca no forno por 15 minutos ou até ficar douradinho. Está pronto!

Hum... O cheiro na cozinha fica uma delícia! Agora, é hora de decorar!

Decoração:

Pra todo mundo saber o sabor do bolo e de cada guloseima na festinha, a gente criou plaquinhas decoradas! É só imprimir este arquivo (clique aqui pra abrir!) em uma folha, cortar bonitinho e colar em um papel mais grosso! Dá para usar papel pardo, craft, de sacola, de caixa de cereal! Eu cortei no formato de flor, mas você pode inventar outros jeitos! Aí, é só colar tudo em um palitinho com cola ou fita adesiva! Vale fazer laço e usar retalho de tecido também!

Oba! Tudo pronto para festa! O que acharam da diquinha de bolo decorado? Aproveite pra fazer as plaquinhas para outras gostosuras feitas em casa! Tem espaço para completar o nome do prato! =) Bom fim de semana e bom apetite!

Clarinha

Conteúdo criativo e imagens desevolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 12h30

Um lanche mais verde!

Terça-feira , 08 de Fevereiro de 2011

 
 

Um lanche mais verde!

Oie! Tudo bom? As aulas estão de volta!

Já conheci todos os professores novos, minha turma mudou um pouquinho, estou numa sala diferente! É legal esse comecinho, não é? Fico toda animada! Enquanto não tem provas, nem muitos trabalhos é tudo divertido! Mas... Tem uma parte gostosa que sempre me anima: preparar lanches especias! =) Vocês também levam lanche?

Minha mãe sempre preparou para mim, mas agora eu é que gosto de pensar em coisinhas gostosas para levar! Como comecei a gostar de pesquisar receitinhas de sucos e vitaminas e também de sanduíches e recheios, virou uma diversão inventar lanches! Todo dia penso em uma mistura de frutas ou um patê diferente! Bem gostoso!

E sabem o que reparei? Além de ser mais saudável levar lanchinho feito em casa (coisa que minha mãe diz desde que entrei na escola! hehe), é bem mais amigo do planeta! Já pensaram nisso?

Quando a gente leva garrafinha de suco, a gente vai e volta com ela pra casa, certo? Com isso, a gente já evita de jogar plástico à toa no lixo! E nem precisa comprar sempre caixinha de suco ou garrafinha novas! Por isso, muito material deixa de ser desperdiçado!

Ah e tem mais! O sanduíche ou a maçã vão em potes plásticos com tampa! Os de vocês também? Aí, quando a gente chega em casa, é só lavar! Não precisa jogar nadinha fora! Tudo vai ser usado no dia seguinte de novo!

É... Pensando assim, a gente pode levar um lanche muito mais verde pra escola! =) O que acham?

Ixe! Lembrei que ainda não pensei no suco de amanhã! Vou lá buscar meu livro de receitas! Até mais, pessoal!

Clarinha

Conteúdo criativo e imagem desevolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 16h37

Suco de verão para hidratar!

Quinta-feira , 20 de Janeiro de 2011

 
 

Suco de verão para hidratar!

Oi, oi, todo mundo! Como vocês estão?

Eu ando brincando muito! E arrumado o quarto, e pensando na mochila da escola, e fazendo piquiniques no bosque perto de casa! Como é bom estar de férias! Mas todo dia está um calorão! E acho que não tem uma vezinha que eu não saia de casa sem ouvir: Clarinha, toma bastante líquido, tá? Precisa se hidratar! Minha mãe não esquece! A de vocês também fala isso? Ela sempre me lembra que tenho que tomar muita água, refrescos ou sucos nesses dias quentes! E acho que está certa, porque a gente sempre se sente melhor depois de um copão refrescante, não é?

Outro dia, a gente fez esse sucão gostoso para levar em uma garrafinha com gelo para o bosque: o suco de verão! É... O nome fui eu que inventei, porque geladinho é uma delícia!

Querem aprender?

Ingredientes:

1 pedaço grande de melancia (Podem tirar os carocinhos se quiserem!)

2 kiwis

3 rodelas de abacaxi

Uau! É muito bom! Para fazer, sem segredo: só cortar todas as frutas lavadinhas em cubos e colocar no liquidificdor! Aí, a gente bate bem com um copo de água! Assim que ficar tudo bem líquido e misturadinho, está pronto! Depois, é só colocar em uma jarra ou garrafinha com gelo! Que delícia! Quem gostar, pode colocar umas folhinas de hortelã! (Eu adoro e tenho na horta de PET!)

Eu adaptei essa receita do meu livro "Sucos e Vitaminas para Crianças", mudei só um pouquinho! No livro, diz que essa bebida é perfeita para ser tomada depois de exercícios físicos, porque refresca e dá energia! É isso mesmo que eu precisava! E acho que vão adorar também!

Boas brincadeiras e boa receitinha!

Clarinha

Conteúdo criativo e ilustrações desevolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 18h32

Vamos fazer Bolo de Natal com a Chef Denise!

Sexta-feira , 17 de Dezembro de 2010

 
 

Vamos fazer Bolo de Natal com a Chef Denise!

Olá, pessoal! Tudo bom com vocês?

Minha manhã foi uma delícia! Mas uma delícia mesmo! Vim aqui contar tudinho para vocês! Quem se lembra que eu ia participar de uma oficina de culinária? É! A de Bolinho de Natal! Fui hoje com uma turma de meninas aprender a receita com a Tia Denise, ela é nutricionista, faz doces deliciosos e prepara só coisinhas saudáveis! Eu adorei!

Tirei fotos e anotei direitinho a receita para também compartilhar com vocês! Não é nada difícil! O bolo ficou pronto rapidinho! Depois, ainda decoramos com enfeites lindos de Natal! Tudo comestível, claro!

Vamos à receitinha? Hora de buscar o seu caderno de receitas! Anotem aí!

Bolo de frutas secas da Tia Denise do Mini Gourmet

1 xícara (chá) de farinha de farinha integral - É mais saudável!

1 xícara  de farinha de trigo

1 xícara  de açúcar mascavo - Ela nos ensinou que tem muito mais nutrientes!

1 xícara  de leite

1 ovo (Todo mundo queria quebrar! Foi engraçado!)

2 colheres de sopa de manteiga

50g de uvas passas - Experimenta! Você vai adorar no recheio!

1/2 xícara de castanha do Pará picadinha

1/2 xícara de damascos picados

4 colheres de fermento

Como a gente prepara:

1. Primeiro, bate o açúcar e o ovo no liquidificador ou batedeira. Aí, junta o leite e a margarina aos pouquinhos, batendo sempre.

2. Em outra tigela, a gente mistura as farinhas e as frutas. Depois é só juntar as duas misturas e bater mais um pouco.

3. Hora de despejar tudo em uma forma de bolo inglês untada. Agora, é só pedir para um adulto levar ao forno médio, pré aquecido. Deixe até corar! É rapidinho!

Depois dessas três etapas, a gente decorou o bolinho! Na oficina, tinha pasta americana e confeitos! Mas você pode decorar de outros jeitos também! Com frutas, com açúcar de confeiteiro, com mel, com geléia! O que acha?

Eu gostei muito dessa manhã divertida! Todas as meninas cozinharam juntas! Cada uma faz um pouquinho! Muito legal!

Esse aqui é o site da Tia Denise para quem quiser participar também! 

www.minigourmet.com.br

Boa receita e bom apetite, pessoal! Curtam o fim de semana! Na terça eu volto com o resultado do sorteio do livrinho!

Clarinha

Conteúdo criativo e fotos desevolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 15h51

Fruta geladinha!

Sexta-feira , 26 de Novembro de 2010

 
 

Fruta geladinha!

Boa sexta, amigos! Tudo bem com vocês?

Hoje vou fazer uma receitinha bem gostosa! Como está fazendo o maior calorão, a manga, o morango e a laranja vão parar no palito! A tarde vai ser de picolé! O que acham de fazer também? É bem fácil!

Ingredientes:

125g de morango

1 manga pequena madura

1 copo de suco de laranja

Para começar, a gente lava bem as frutas, faz um suco concentrado de laranja e tira os cabinhos dos morangos! Aí, a gente descasca a manga e corta em cubinhos. Vamos juntar todos os ingredientes no liquidifiador! Pode bater té ficar uma mistura cremosa! Pronto? Agora, a gente despeja em formas de picolé, em potes de iogurte ou em forminhas e gelo, o que você tiver em casa.

Hora de colocar tudo no congelador!

Em algumas horinhas, você vai ter picolé para turma toda!

Essa receitinha tem muitas vitaminas e também minerais! E refresca muito, não é?

Ai, que calor! Bom fim de semana pra todo mundo!

Clarinha

Receita adaptada do livro Sucos e Vitaminas para Crianças da Editora Manole

Conteúdo criativo e imagem desenvolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 11h45

Hora da vitamina!

Segunda-feira , 25 de Outubro de 2010

 
 

Hora da vitamina!

Oi, pessoal! Tudo bem com vocês? Como foi o fim de semana?

Ontem, a gente aproveitou a tarde de tempo nublado para brincar no bosque, foi bem divertido! Teve até esconde-esconde, fazia um bom tempo que não brincava! Foi legal.

Aí, quando bateu aquela fome em todo mundo, a gente correu para a cozinha da mãe do Toró. Tinha um monte de frutas gostosas da época, por isso, tive a idéia de fazer uma supervitamina que tinha visto no meu livro de receitas: a vitamina "Manganana"! Adorei o nome.

Anotem os ingredinetes, porque ficou uma delícia!

1 banana madura

1 manga madura

200ml de suco de laranja

200ml de leite desnatado

Para preparar, vocês já sabem, né? É só lavar as frutas muito bem, descascar, cortar em cubinhos e bater com o leite e suco no liquidificador. Essa é bem cremosa!

No livro, fala que essa vitamina é ótima para pessoinhas bem ativas! Acho que era a bebida certa para gente! Essas frutas dão bastante energia,  pois têm muito potássio e carboidratos. Também diz que é boa para digestão! A turma toda adorou! Todos tomaram um copão e então a gente voltou para a brincadeira ao ar livre! O domingo foi ótimo!

Experimentem a vitaminha manganana, pessoal! Bom apetite!

E um segredinho: fiquem de olho, porque daqui a pouco tem um outro sorteio superlegal! Os meninos também vão gostar desse!

Clarinha

Receita do livro Sucos e Vitaminas para Crianças da Editora Manole

Conteúdo criativo e imagens desenvolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 13h21

Mais que vitaminada!

Terça-feira , 28 de Setembro de 2010

 
 

Mais que vitaminada!

Oie, pessoal! Tudo bem? Prometi que voltava para ensinar uma receitinha não é?

Estou aqui com meu copão de vitamina escrevendo para vocês! Pessoal, essa foi uma boa descoberta! Lembram do livrão de receitas que comentei outro dia? Aprendi lá. A vitamina se chama Poção Mágica no livro. O nome já tinha chamado minha atenção. É de abacate com banana! Nunca tinha provado essas duas frutas juntas, mas a mamãe incentivou, me disse que a mistura ficaria super energética! Fizemos agorinha!

Vejam como se prepara:

Primeiro a gente abre o abacate, tira o caroço (enorme!) e raspa toda a polpa com uma colher. Aí, a gente descasca uma pequena banana. Então, é hora de bater a banana e a polpa de um abacate pequeno e maduro no liquidificador junto com um copo de leite desnatado. A gente bate bem até ficar cremoso! Prontinho! É só colocar em dois copos com um pouco de gelo!

Uma delícia! Já estou acabando meu copão! Tem muitas vitaminas nessa bebida, pessoal! Tem a C, a E, a B, muitos sais minerais e ácido fólico! Tudo que faz muito bem! Um lanchinho bem gostoso!

Experimentem! Bom apetite!

Clarinha

A receita foi retirada do livro Sucos e Vitaminas para Crianças, de Amanda Cross da Editora Manole.

Conteúdo criativo e ilustrações desenvolvidos por Casinha na Árvore

 

Por Clarinha às 12h18

Bolo bem fofo de laranja!

Quinta-feira , 26 de Agosto de 2010

 
 

Bolo bem fofo de laranja!

 

Oie pra todo mundo! Tudo bom?

Essa tarde deu a maior vontade de comer um daqueles bolos bem fofos e quentinhos! Fui dar uma olhadinha na cozinha e encontrei um montão de laranjas na fruteira. Agora é época, né? E a mamãe sempre faz muito suco pra gente. Ela fala que é por isso que nunca estou resfriada! Acho que é porque ela sempre fala muitas vezes para eu não me esquecer de levar uma blusa... Mas, vamos voltar ao bolo! Aí, vendo aquelas laranjas gostosas, logo lembrei de um bolo bem fácil que fazia tempo que não comia! A receita é da minha vó e fica muito bom com uma geléia que já mostrei por aqui, com a casca da laranja! Perfeito. Seria esse o lanche apetitoso! Gosto dessa receita porque também aproveita até a casca. Legal, né?

Vamos anotar os inderedientes? Acho que vão gostar também!

1 laranja picada com casca
4 ovos
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de óleo
1 colher de sopa de fermento em pó

Pronto? Para preparar é simples!

Primeiro, a gente bate no liquidificador os ovos, o óleo e a laranja muito bem lavadinha e sem caroços. Já vai dar pra sentir um cheirinho muito bom! Aí, a gente despeja na batedeira e mistura a farinha e o açúcar. A massa já vai estar bem consistente! E então, é hora de colocar o fermento e mexer com uma colher! Pra crescer e ficar fofo! Vamos passar toda a mistura para uma forma já untada e colocar no forno! Mamãe disse que deve estar pré-aquecido em fogo médio. Em 25 minutos, fica pronto! Aí, é difícil resistir o cheirinho da cozinha! Não aguentei muito tempo, acabei comendo quentinho.

E a geléia? Querem lembrar a receita? Fica uma delícia como cobertura!

Cliquem aqui!

Bom apetite, pessoal! Vou comer mais um pedacinho do meu bolo! Ah, não se esqueçam de enviar suas idéias de brinquedos com recicláveis! É só até amanhã! =) Para blogverdedaclarinha@uol.com.br

Clarinha

Conteúdo criativo e ilustrações desenvolvidos por Casinha na Árvore

 

Por Clarinha às 18h37

Lanche da tarde: biscoitinhos de aveia!

Terça-feira , 27 de Julho de 2010

Pessoal, boa tarde! Tudo bem com vocês?
Hoje vem uma amiga aqui em casa. Ela vai passar a tarde toda comigo. Adoro receber visita! Ela ainda não chegou, mas já estou programando o que vamos fazer! Um monte de coisa legal. Mas acho que o que vai ser mais divertido vai ser ir pra cozinha! Mamãe prometeu nos ensinar a fazer biscoitinhos de aveia. Delícia! Como é bem fácil, ela disse que vamos fazer quase tudo sozinhas. Essa minha amiga também gosta bastante de cozinhar coisas gostosas.

Já separei os ingredientes:

2 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de aveia em flocos

1 xícara de açúcar

300 gramas de margarina sem sal

Querem aprender também? Minha mãe disse que primeiro a gente vai misturar tudo em uma tigela grande.  Aí,  amassa bem com as mãos até formar uma massa bem lisinha. É legal essa parte, né? As mãos precisam estar bem lavadas! Então, vamos fazer pequenas bolinhas. Umas trinta. A gente coloca todas em uma assadeira. Depois, pra ficarem com formato de biscoito, a gente achata cada uma com um garfo. Pronto! Essa parte agora vai ser da mamãe: levar ao forno por 30 minutinhos.

Acho que vai ser um lanchinho da tarde superbom! Vamos comer com uma canecona de leite. Que gostoso! Experimentem também! Parece que aveia faz muito bem e quando é tudo feito em casa é ainda mais saudável!

Clarinha

Conteúdo criativo e ilustração desenvolvidos por Casinha na Árvore

Por Clarinha às 12h22

Ir para UOL - Crianças

Busca